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Editorial |

Atravessar o primeiro semestre de 2023 foi um desafio enorme para a editoria da Revista Brasileira de Educação Básica. No contexto do Programa de Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil, que é onde criamos condições para fazer a RBEB, tivemos descontinuidades importantes de parcerias financeiras que ao longo de anos nos ajudaram a criar e manter outras ações do programa, além da revista.

O trabalho que antes estava focado nas escolhas editoriais e no fluxo das contribuições de professoras e professores esteve dividido com elaboração de propostas de parcerias, reuniões e uma sensação amarga própria dos laços desfeitos. Manter uma proposta robusta de atuação no espaço público por meio de ações coordenadas de extensão, pesquisa e ensino, além de uma presença pública de mídias comprometidas com a defesa dos valores democráticos, da escola pública não é uma tarefa fácil, muito menos simples.

Entretanto, próprio do trabalho editorial que é um trabalho de corte, de escolhas e, portanto, político, nos encontramos em um projeto editorial em curso desde 2016. Seguimos recebendo professoras, professores do ensino básico e superior, além de pesquisadoras, pesquisadores e estudantes o que reforça em nós a ideia de que a RBEB tem contribuído para o reconhecimento da autoria docente por aquelas e aqueles que fazem cotidianamente a Escola Básica neste país.

Apesar das dificuldades, em 2023 estamos amparados pelo projeto “Pensar a Educação pensar o Brasil – divulgação científica e formação docente a partir da indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino” financiado por Emenda Parlamentar da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira e com ele pudemos iniciar uma investigação sobre a contribuição da RBEB para o fortalecimento da autoria de professoras e professores na revista com a contribuição da bolsista Izabella Flores neste segundo semestre de 2023.

Além do projeto em execução, a bolsista de extensão Ana Luísa Miranda irá trabalhar com a forma, ou seja, a disposição das contribuições em nosso site. Como o site da Revista Brasileira de Educação Básica passou por uma alteração de servidor, vários conteúdos estão desconfigurados e um trabalho de revisão será necessário para resguardar a integridade das contribuições na linguagem que escolhemos, a página web.

Outra satisfação é poder dialogar no contexto do Pensar a Educação Pensar o Brasil do projeto “Narrativas autobiográficas e a formação continuada de professoras/es e professores da Educação Básica: a potência do compartilhamento de experiências por meio da escrita reflexiva” que está em curso pela pesquisadora e também editora da RBEB Maria Lúcia Resende Lomba com a orientação da professora e também coordenadora do programa, Libéria Neves.

Por enquanto, deixamos aqui a edição de número 26 da nossa Revista Brasileira de Educação Básica em atuação no espaço público desde 2016 e feita por meio do projeto editorial que é um modo de fazer, de apresentar e de contar.

Editoria da Revista Brasileira de Educação Básica

Agosto de 2023

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