A Seção Educação do Campo (SEdoc)  foi parte integrante da Revista Presença Pedagógica no período de 2009-2018. Durante este período foi construído um valoroso acervo que se constitui como um registro histórico das lutas, conquistas e resistências, também como território de produção e socialização de conhecimentos e práticas e de elaboração de um projeto de escola articulado a um projeto de campo e de sociedade numa perspectiva emancipadora. Ao longo deste período, os textos divulgados promoveram o debate das questões educacionais a partir dos princípios, conceitos e práticas da Educação do Campo. O acúmulo até então obtido é a referência para as publicações da SEdoc que, a partir de 2019, passaram a acontecer na Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB).

Assim, nesta seção, serão publicados textos que se vinculem à Educação do Campo na perspectiva de dar continuidade ao processo de construção de uma estrutura textual que possibilite a divulgação das diferentes formas de produção do conhecimento que historicamente definem e dão sentido às conquistas e projetos do movimento da Educação do Campo. 

Essa perspectiva acerca do projeto de campo e de sociedade também vem sendo objeto de reflexões em contextos de escolas do campo localizadas em territórios de extração mineral. Aqui fazemos referência à mineração para além de ferro e ouro, visto que o território brasileiro apresenta uma diversidade de recursos minerais, consequentemente, uma variedade de práticas minerárias, como por exemplos, fertilizantes minerais utilizados na agricultura, minerais preciosos (que podem ser utilizados na confecção de joias), agregados para construção civil (rochas de ornamentação, areia, cascalho), minerais energéticos (petróleo). 

Assim, também disponibilizamos na SEdoc um espaço para a publicação de textos que evidenciam práticas educativas em contextos de extração mineral. As(os) profissionais da educação poderão problematizar os aspectos econômicos e históricos ligados às atividades minerárias, para que sejam desenvolvidas de forma responsável. O objetivo é que os artigos contribuam para uma formação escolar crítica e transformadora e que possam viabilizar caminhos para que as(os) estudantes busquem alternativas econômicas com perspectivas da existência humana nos territórios ocupados por sujeitos camponeses.

Dessa forma, diante do caminho já percorrido pela Educação do Campo e do acréscimo desta nova área de estudos sobre a Educação e a Mineração, a SEdoc trará os relatos de experiências e de práticas de professores que atuam na Educação Básica e artigos com resultados de pesquisas acadêmicas que tratam dessa relação. 

A coordenação da SEdoc está sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Na RBEB, a seção terá como Editores o Prof. Dr. Luiz Paulo Ribeiro e a Profa. doutoranda Adriane Cristina de Melo Hunzicker. 

Contamos também na SEdoc com um coletivo de pareceristas integrantes do Grupo de Estudos Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA) para atender às necessidades de avaliação dos textos. 

Se você tem interesse em publicar seu relato de experiência ou artigo, faça contato pelo e-mail (sedocufmg@gmail.com). Os textos podem ser enviados para os e-mails: (luizpr@ufmg.br, adrianegeo@yahoo.com.br ou sedocufmg@gmail.com). As orientações para a publicação podem ser obtidas clicando no link http://rbeducacaobasica.com.br/diretrizes-para-publicacao/

Breve currículo das(os) integrantes do Grupo de Estudos Educação e Mineração e Meio Ambiente (GEMA) e pareceristas da SEdoc:

 

Adriane Cristina de Melo Hunzicker

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação (FaE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE), na linha Educação do Campo, da FaE, UFMG. Graduada em Geografia pela Faculdade Santa Rita. Atuou como professora da educação básica em escolas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Atua como pesquisadora em projetos de pesquisa e extensão sobre os impactos do Rompimento da Barragem de Fundão na área da educação em municípios atingidos de Minas Gerais.

 

Bárbara de Oliveira 

Mestra em Educação, na linha de Pesquisa Desigualdades, Diversidades, Diferença e Práticas Educativas Inclusivas, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professora de Sociologia na rede estadual de educação em Minas Gerais e como pesquisadora em projetos de pesquisa e extensão sobre Educação, Mineração e o Rompimento da Barragem de Fundão.

 

Gabriel de Souza Santos

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação (FaE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado no curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Matemática (LECampo/FaE/UFMG). Atua em projetos de pesquisa e extensão sobre os impactos do Rompimento da Barragem de Fundão na área da educação em municípios atingidos de Minas Gerais.

 

Juscimara Santos Honorato

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciada e bacharela em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Além do GEMA é integrante do Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes (GiraCampo). Tem experiência em projeto de extensão na área da educação no contexto do Rompimento da Barragem de Fundão. Atua como monitora de Educação Patrimonial e Ambiental no Programa de Tempo Integral nas escolas municipais de Mariana – MG. 

 

Luiz Paulo Ribeiro – Editor

Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É Professor Adjunto A no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem desenvolvido e orientado pesquisas na área da Psicologia Social: representações sociais, gênero, trabalho, educação e sujeitos campesinos.

 

Maria Cecília Pereira Soares

Mestra em Educação, linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduada em Letras- Licenciatura em Língua Portuguesa pela UFOP, especialista em Educação pela Faculdade Pitágoras. Atuou como professora e coordenadora pedagógica na rede privada. Atua como pesquisadora em projeto de pesquisa sobre Educação, Mineração e sobre a oferta escolar em escolas do campo localizadas em municípios atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão e em atividades do GEMA.

 

Maria Isabel Antunes-Rocha – Coordenadora

Graduação em Psicologia. Mestrado em Psicologia Social. Doutorado em Educação. Pós Doutorado em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO/FaE-UFMG). Coordena a Coleção Caminhos da Educação do Campo (Editora Autêntica) e a Coleção Escola do Campo (Editora UFMG). Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na Formação e Prática de Educadores, Psicologia da Educação e Educação do Campo.

 

Marina Berezuscky

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Sociais e Humanidades (CSH) na Faculdade de Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). É Pedagoga pela Universidade Cesumar. Atuou como Especialista em Educação Básica na rede Estadual de Educação em Minas Gerais. Atualmente é professora/tutora nos anos iniciais da Educação básica e atua como bolsista em projetos de pesquisa e extensão na área da educação nas regiões atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão e da barragem B1 na mina Córrego do Feijão. 

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Anielli Fabiula Gavioli Lemes (UFVJM) – http://lattes.cnpq.br/4910269661498601

Profa. Dra. Daniele Cristina de Souza (UFTM) – http://lattes.cnpq.br/9651745272235484

Profa. Dra. Iranete Maria da Silva Lima (UFPE) – http://lattes.cnpq.br/8522397432350630

Prof. Dr. Marcelo Loures dos Santos – http://lattes.cnpq.br/9545204500515342

Profa. Dra. Maria Isabel Antunes-Rocha – http://lattes.cnpq.br/1911927428620105

Profa. Dra. Marília Carla de Mello Gaia (UFSC) – http://lattes.cnpq.br/4773726830037548

Profa. Dra. Mônica Castagna Molina – http://lattes.cnpq.br/4988311066895705

Prof. Dr. Salomao Antonio Mufarrej Hage (UFPA) – http://lattes.cnpq.br/1723722364556016

Profa. Dra. Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) – http://lattes.cnpq.br/0976801573678450