Editorial

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Experiências da sala de aula: refletir e comunicar

A edição de número 17 da Revista Brasileira de Educação Básica lançada na live Autoria e comunicação das práticas docentes trás novos textos e discute os caminhos da autoria para a comunicação das experiências em educação.

Na live, Vinícius Correia, estudante da licenciatura em Matemática na UNEB e Américo Nunes da Silva professor do Departamento de Educação da mesma instituição, autores do artigo presente nesta edição “O estágio e a formação de professores de matemática”, refletiram sobre escrever a respeito de práticas e experiências, sendo elas docentes, de formação de professores no diálogo com autores da RBEB. A conversa destacou como o rigor na observação, na análise e no diálogo compõe os diferentes textos presentes nesta edição. Antes de publicar o texto, o professor Américo Silva pensou a experiência de estágio, um diário de reflexão feito pelos alunos, reuniões semanais e a comunicação dessas experiências em sua instituição. Por sua vez Vinícius Correia dividiu suas questões com seus colegas, leu outros textos e realizou o seu estágio em uma escola municipal. O texto foi encaminhado para a RBEB e enviado para os editores onde um diálogo se estabeleceu para ampliar o entendimento da experiência ali apresentada.

Esses momentos, e outros tantos, fazem parte das diferentes experiências e reflexões aqui apresentadas em nossa revista. Para que cada um desses artigos sejam publicados um caminho de rigor foi percorrido por professores em sala de aula, estagiários em formação e pesquisadores das práticas docentes na Educação Básica.

Nessa edição além do texto do Vinícius Correia e do Américo Silva contamos com o texto “Desafios e possibilidades da implementação da lei 10.639/2003: Um estudo na escola pública de Capistrano no Ceará”, do professor Arlindo Pereira Nogueira que aponta algumas questões acerca da implementação do currículo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira numa escola municipal em Capistrano no Ceará.

Fábio Souza Lima, professor de História na Universidade Federal do Amazonas, no texto “Notas sobre os fundamentos da filosofia na educação: o positivismo, a fenomenologia, e a dialética”, indica pistas para investigações acadêmicas encaminhadas por alunos das áreas de filosofia, história e pedagogia. Já a pedagoga Aline de Cássia Silvério Sebastião Rodrigues e a professora do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação de Santa Rita do Sapucaí/MG, Margarete Ribeiro Siqueiraapresentam no texto “Residência Pedagógica: Gêneros Textuais na prática” uma sequência didática que pretende desenvolver as capacidades leitoras e escritoras previstas na BNCC. A experiência foi desenvolvidas em uma turma do quinto ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de Minas Gerais.

O professor do ensino básico Mateus Santos com os professores Rita Márcia Andrade Vaz de Mello e Vinícius Catão da Universidade Federal de Viçosa, no texto “Estimulando a reflexão crítica nas aulas de ciências por meio do cinema: Uma experiência com o filme Gattaca” apresentam também uma sequência didática com o objetivo de discutir avanços da Genética e suas tecnologias e o filme GATTACA. A partir de uma análise de conteúdo os autores apontam para uma prática pedagógica diversificada.

Nessa edição apresentamos a nota técnica das pesquisadoras Marina Alves Amorim e Ana Paula Salej da Fundação João Pinheiro. A nota tem o intuito de verificar o quão distante a Rede está de alcançar a primeira estratégia da Meta 18 do Plano Nacional de Educação que aponta a necessidade de “estruturar as redes públicas de educação básica, de modo que […] 90% no mínimo dos respectivos profissionais do magistério […] sejam ocupantes de cargo de provimento efetivo”. O texto “Professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE/MG): Informações e sugestões aos gestores. Nota Técnica” é uma proposição aos gestores no sentido de melhorar o quadro apresentado, aprimorando o planejamento e a gestão da força de trabalho dos profissionais que ocupam, atualmente, cargos efetivos de professores da educação básica na REE/MG.

Os professores da PUC-Minas Juliana Gonzaga Jayme e Cláudio Eduardo Resende Alves no texto “Relações de Gênero nas Escolas: ainda é possível falar disso?” apresentam uma parceria estabelecida em 2015 entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, os Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Psicologia e a Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas onde são realizados projetos de intervenção que visam à formação continuada de professoras/es nas questões relativas ao gênero, para que possam, no cotidiano escolar, contribuir para a promoção da equidade nesse âmbito.

Entre os textos recebidos pela demanda espontânea, e também sobre gênero, o professor Jonathan Aguiar no texto ““Lute pela Docência!”: Por uma educação que englobe todos os sexos, gêneros e sexualidades. Homens também podem ser professores”. O artigo é um estudo de caso recorte da pesquisa “Homens no Magistério. Eu Apoio!” que busca compreender a inserção da figura masculina no magistério como um processo que precisa de maiores investimentos teóricos e empíricos, visto que há poucos homens que se dedicam ao ato de ensinar e educar crianças.

Além dos artigos e relatos de experiência a edição também conta com os artigos de opinião de Sebastião Everton “Saberes necessários às práticas educativas em tempos de quarentena”, da manifestação pública da Fabiana Vilas Boas direcionada aos professores de Betim “Educação em tempos de Pandemia” e a opinião da Keila Cristina Arruda Villamayor Gonzalez “Educação Infantil em tempo de incertezas”.

A edição também apresenta o vídeo Diário (extra) Classe, produzido por Thiago Rosado e Kelly Morato que apresenta fragmentos e colagem em um diário (extra) classe durante a quarentena.

Desejamos a todas e todos, uma boa leitura.

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