CAPA NUMERO 16 – FINAL

A valorização de professores através de relatos de experiências docentes

Em meio à pandemia de Covid-19 lançamos a 16ª Revista Brasileira de Educação Básica. Hoje, milhões de estudantes não estão nas salas de aula das escolas brasileiras, bem como os seus professores. Enfrentamos mais de 50 dias de isolamento social no Brasil e encaramos um debate que se estabelece sobre a importância da escola, do direito à educação e das condições de trabalho docente.

Nesses dias reforçamos a importância da ciência, da educação, da saúde e da democracia no país, através da defesa do investimento e do reconhecimento da importância da comunicação. Este também é o compromisso da Revista Brasileira de Educação Básica, comunicar as investigações, reflexões e experiências de professores das escolas de ensino básico, bem como dos pesquisadores e estudantes que estão se formando para a docência. Com isso, reforçamos a importância do trabalho docente demonstrada na reflexão e na investigação da sua prática ancorada dentro de debate sobre a educação.

Nessa edição você tem a oportunidade de conhecer a experiência da professora Ivane Perotti que no texto Universidade e Educação Básica integrando saberes apresenta vivências do saber e da aprendizagem de sujeitos da educação básica e a escola superior. A formação de professores também é destaque no texto Deficiência visual: Formação docente e inclusão, das professoras Daiana Zanelato dos Anjos, Simone de Mamann Ferreira, Kalina Salaib Springer que falam sobre à organização e execução de uma oficina oferecida à estudantes de licenciaturas.

Voltando para a escola de educação básica, o professor Jefferson Braga de Oliveira apresenta no texto Fotografias e outras imagens no ensino de História as concepções teóricas e metodológicas que envolvem o uso das fotografias no aprendizado das noções de temporalidade e espacialidade. A relação com obras de arte também é destaque no trabalho de Marcela Caroline Albuquerque Horta e Cristina de Lima Cardoso. No artigo Do literário ao teatral: EMIAM em cena com Morte e vida Severina as autoras relatam um projeto em que alunos encenaram trechos da obra “Morte e vida Severina”,.

Já os pesquisadores Heriberto Silva Nunes Bezerra e Tatiani Daiana de Novaes, diante da dificuldades de alunos em resolver problemas matemáticos contextualizados, utilizaram práticas transdisciplinares, lúdicas e interativas na apreensão do conhecimento. Esta experiência é relatada no artigo Transdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Matemática no processo de ensino e aprendizagem: relato de experiência em escola da rede privada em Natal (RN). A contextualização também esteve presente na experiência de Francisco Espedito Diniz, Oberto Grangeiro da Silva, Clécio Danilo Dias-da-Silva, Daniele Bezerra dos Santos apresentada no artigo Análise das concepções alternativas dos estudantes de Ensino Médio sobre as funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente.

Além dos artigos e relatos de experiências, nesta edição recebemos o texto de opinião A emergência de figuras femininas do Brasil Império na sala de aula – uma experiência de estágio, docência e pesquisa da Tayanne Morais da Silva, que reflete sobre como sua prática docente, mesmo que distanciada de uma história tradicional, ainda estava condicionada aos limites de uma narrativa histórica de caráter androcêntrico. O texto de opinião da professora Tatiana Galieta Por que a ciência está perdendo a disputa de conhecimentos? provoca a reflexão sobre o debate entre Ciência Moderna, o ensino de Ciências e as questões sociais. E, Jackson Barbosa da Costa, no texto de opinião Raça, origem social e desigualdade educacional propõe uma reflexão a partir de elementos imprescindíveis para a construção de uma escola justa, democrática e cidadã.

A edição também apresentamos o artigo (Neste) espelho onde o refletido me interroga: Múltiplos letramentos, literatura e audiovisual no trabalho com projeto em uma turma de EJA das autoras Álida Angélica Alves Leal e Ana Rita Santos que descreve uma experiência de trabalho a partir de registros em diários de campo, vídeos, fotografias e produções textuais. Por fim, na edição divulgamos o Programa Extra-Classe do Sinpro-Minas sobre Profissão Docente.

Boa leitura a todas e todos.