Número 22
Ano 7 | Número 22 | Janeiro – Maio | 2022
Editorial |
Diferentemente das nossas últimas edições, feitas no período do isolamento social, o número 22 foi feito enquanto assistimos a reabertura …
O CREEJA – educação de jovens, adultos e idosos
Analise de Jesus da Silva Professora na UFMG, Membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenadora do Fórum Estadual …
Formação do docente para a EJA: proposta de produto educacional
Gildo Felipe Bernardo Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, com habilitação em Orientação Educacional, Docência das Disciplinas …
A corporeidade de crianças com Deficiência Visual
Rodrigo Aparecido Estevão Mestrando em Educação na Faculdade de Educação/UFMG. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas …
Metodologia ilha interdisciplinar de racionalidade
Rute Regina Ferreira Machado de Morais Mestranda em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Ensino de …
Plantas medicinais como tema gerador para o Ensino de Botânica na Educação Básica
Clayton Tôrres Felizardo Mestrando em Ensino em Educação Básica (PPGEB/UERJ), pós-graduando em Ensino de Ciências e Biologia (CESPEB/UFRJ), graduado em …
O resgate e a valorização da cultura afro-brasileira e indígena no combate ao racismo em uma Escola Municipal da rede de Campinas
Abel Furlan Garcia Professor de Ciências e Coordenador na Rede Municipal de Campinas, mestre em Ecologia pela UNICAMP e graduado …
O Assistente Social em instituições de Educação Básica
Laís Melo de Andrade Assistente Social, Especialista e Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Mídia pela …
Xé menino, não fala política: a escolinha da “velha Chica”
Marcelino Curimenha Doutorando em Educação pela UNICAMP, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciações Socioculturais (GEPEDISC). Linha de …
A falácia da educação para o trabalho
A Base Nacional Comum Curricular que se encontra em implantação no território nacional tem sido atacada e defendida por muitos …
Alfabetização científica na Educação Infantil
Núbia Amorim, afroindígena, professora da rede pública a 17 anos, pós graduada em Educação Ambiental e pesquisadora do Ensino de …
As TICs e o Aprendizado Escolar
Felix Barbosa Carreiro Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGSSED) da Universidade São Francisco (USF) …
Diferentes ambientes escolares e o processo de aprendizagem de ciências: um estudo de caso
Anderson Santos de Freitas Bacharel em Biotecnologia pela Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e escritor nas (raras) horas vagas …
O lúdico na aprendizagem da Matemática: relato de experiência em uma escola na cidade de Natal (RN)
Heriberto Silva Nunes Bezerra Doutorando em ensino de ciências e matemática pelo PPgECM/UFRN. Mestre em educação pelo PPgEP/IFRN, professor de matemática …
Vídeo | Saudade da Escola
O fim do primeiro semestre de 2022 nas escolas brasileiras será muito diferente do mesmo período nos dois últimos anos …
Entrevista | Denise Romano
Estela: – Professora Denise, venho aqui em nome da Revista Brasileira de Educação Básica e do Pensar a Educação, Pensar …
Relatos e vivências de profissionais na Educação Infantil: reflexões sobre a docência vol. 1
O volume 1 do livro “Relatos e vivências de profissionais na Educação Infantil: reflexões sobre a docência”, organizado por Lomba …
Expediente |
Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB #22 Editores: Eliezer Raimundo de Sousa Costa Libéria Rodrigues Neves Maria Lúcia Lomba …
Gostei de conhecer a revista! Traz temas variados e interessantes que poderão contribuir muito para a (in)formação e a atualização dos professores, fornecendo- lhes informações atualizadas.