Blog Da Editoria

blog da editoria | Por que usar a página web para divulgar?

Construímos em páginas web os textos enviados, avaliados e aprovados após o diálogo entre autores e editores. Esse trabalho é feito por meio da plataforma WordPress por bolsistas do programa de extensão e, durante sua execução, é necessário refletir sobre os limites e possibilidades da circulação do conhecimento. Pensem com a gente: quando alguém fala “artigo científico”, o que te vem à mente? Na nossa vem logo um artigo dentro das normas da ABNT, bem formal! Agora, pensem em uma página web. Acreditamos que você, leitor, não vai se lembrar de nenhuma norma ou regrinha a ser seguida. Pois é exatamente aí que mora o maior dos nossos problemas. Todos os dias, eu, como bolsista, passo algumas horas da minha tarde corrigindo alguns textos que foram postados na nossa página, mas bem longe das normas-padrão. Eu edito imagens, cores de fundo, tamanhos de letras, créditos e links de referência, o trabalho por aqui é manter em ordem um site que divulga artigos, mas estes artigos não seguem exatamente as normas… Ficou confuso? Mais à frente irei explicar melhor. 

O modelo web permite expor, por meio de várias mídias, a produção das professoras e professores. Nele podemos adicionar vídeos, links, imagens e tudo o que julgamos interessante para o leitor assimilar  àquele conteúdo. É muito mais relevante ler um artigo sobre uma atividade que foi feita em sala de aula e, junto dela, ver um vídeo daquela atividade, além de ver fotos daquilo que foi feito ou que nos ajuda a recordar sobre o que está sendo dito. Outro forte ponto que, faz a web ser um modelo muito atraente, é o fato de podermos mostrar a carinha de cada um dos nossos contribuidores, já que logo acima de cada postagem vem uma mini biografia do autor e nela podemos ver uma foto do rosto da pessoa que escreveu o artigo. Muito melhor do que apenas ler um sobrenome em letras maiúsculas, como “MIRANDA”, é de fato ver o meu rosto e saber que esse é o sobrenome de uma das bolsistas que constroem a revista, saber um pouquinho sobre mim e talvez entender o porquê daquele artigo. O formato web abre muitas portas e de forma alguma queremos fechá-las!

É claro que nem tudo são flores! Mesmo disponibilizando os artigos em formato PDF, para que os leitores leiam de forma off-line, é importante que o site sempre esteja funcionando da melhor forma possível, mas sabemos que a web é uma terra meio volátil… Um grande exemplo disso foi a nossa troca de servidor, que levou à alteração da formatação de muitos artigos  e nos gerou um grande transtorno, pois a integridade dos textos foi afetada e os leitores não podem mais acessá-los de forma clara e apresentável. 

Aqui vemos um exemplo de erro causado pela alteração do servidor. Para que isso seja corrigido, é preciso acessar o texto pelo WordPress e editar o nome do autor, que deveria ocupar as linhas em que está o erro, assim ao final teríamos o seguinte resultado: 

Parece ser feito como em um passe de mágica, né? Mas saiba, caro leitor, é um trabalho bem chatinho, porém, feito com muita atenção e carinho! É nosso dever manter a integridade dos textos que nos foram enviados com tanto zelo, por isso é com muito prazer que edito artigo por artigo, edição por edição! Amo muito o que faço e foi um prazer contar para vocês um pouquinho do meu trabalho!! Aguardo todos nas próximas edições do nosso blog! E lembrem-se de pensar, toda vez que acessarem um artigo e ele ainda estiver meio estranho: “A Nalú logo vai editar, é só ter paciência”!! Brincadeirinha!!!

Um grande abraço a todos!!! 😘

IMG-20231110-WA0080(1)~2 – Ana Luisa de Carvalho Miranda

Ana Luísa Miranda

Sou do interior de Minas Gerais e cursei meu ensino médio no IFMG – Campus São João Evangelista, fiz técnico em Nutrição e Dietética, mas descobri que a área da saúde não era para mim. Atualmente faço faculdade de Bacharelado em Tradução Português-Italiano, na UFMG. Sou bolsista do Pensar Educação, atuo principalmente na construção da Revista Brasileira de Educação Básica.

Contato: mirandaanaluisa06@gmail.com

Imagem de destaque: Parker Byrd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *