blog da editoria | Por que não somos indexados?
A indexação é um mecanismo que permite aos periódicos que seus artigos sejam encontrados mais facilmente na web, principalmente as publicações de acesso aberto. A indexação também pode ser considerada como um indicador de qualidade do periódico, pois os que são bem indexados são reconhecidos por uma maior qualidade científica. O processo de indexação de um periódico envolve que este siga determinados critérios, como o estabelecimento de graus mínimos de formação acadêmica para a publicação, como o doutorado ou o pós-doutorado, número mínimo de páginas ou caracteres de texto escrito, entre outros aspectos, os quais permitem selecionar pessoas consideradas mais adequadas para elevar o nível da revista academicamente.
Sabendo agora o que é a indexação e a sua importância, podemos entender de onde vem a nossa revista e por que ela não é indexada. A Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) é um periódico de acesso aberto que não está vinculado a uma pós-graduação, e sim vinculada a um projeto de extensão, o Pensar a Educação que foi criado na UFMG em 2007 e articula um conjunto de ações na interface entre extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação, com o objetivo maior de propor reflexões e alternativas para a educação pública brasileira.
Atualmente há critérios para a publicação de textos no RBEB, como o formato de texto reduzido entre 4.000 e 8.000 caracteres sem espaço. Existem critérios mínimos que um projeto editorial precisa estabelecer para padronizar as suas publicações e, para que um periódico seja indexado, esses critérios precisam ser cada vez maiores. Um exemplo são os periódicos vinculados à pós-graduação que não permitem a publicação de artigos pelos seus próprios alunos de graduação, nem mesmo se o texto for em coautoria com um professor doutor do próprio departamento. Esse tipo de medida afasta das publicações pessoas que não estão dentro desses critérios, limitando os conteúdos que serão disponibilizados para o público geral.
A RBEB tem por objetivo pensar a educação e suas práticas, seja ela um relato de experiência de um estudante de graduação sobre seu primeiro estágio obrigatório ou um relato de um professor doutor da educação básica sobre uma sequência didática nova que experimentou. Por mais que a indexação traga maior notoriedade para a revista, a sua essência seria perdida nesse processo, pois os novos critérios de publicação não permitiriam que muitas pessoas que hoje escrevem para a revista possam continuar a compartilhar suas experiências. Esse é um dos principais motivos para a não indexação da revista, visto que os benefícios por ela acarretados acabariam com a essência da revista, a de ser uma publicação de professores para professores, sejam estes professores em formação ou professores doutores.
Referências
BRAILE, Domingo, et. al. A importância da Indexação para as Revistas Cientificas. Rev Bras Cardiol Invas, 2007; 15(4), p. 341-342.
NASCIMENTO, Karla; FIALHO, Lia. A Experiência de Indexação da Revista Educação e Formação. Associação Brasileira de Editores Científicos, 2020.
Izabella Flores
Atualmente sou graduanda em História pela UFMG na modalidade licenciatura e bolsista do programa Pensar a Educação.
Contato: izabellafloreshist@gmail.com
Imagem de destaque: Foto de matthew Feeney na Unsplash