Podcast |
O podcast Pensar Depois da Aula nasceu em 2020 no início da pandemia do coronavírus diante dos desafios do isolamento social. A proposta, naquele momento, era de aproximar por meio de uma conversa as distâncias físicas impostas na escola e nos diversos espaços educativos no Brasil.
Ao longo desse tempo, muitos episódios e conversas o podcast se transformou bastante. Hoje estamos eu, Vanessa Macêdo e Maria Lúcia Resende Lomba, conversando sobre educação, narrativa de professoras, carreira docente e muito mais.
Confira os episódios da nova fase do podcast Pensar depois da aula agora como parte da Revista Brasileira de Educação Básica:
No episódio #34 – A busca por uma educação inclusiva, conversamos com Alline Siqueira Freitas da Silva: Professora de Atendimento Educacional Especualizado (AEE) na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Aracruz – ES e Arteterapeuta no Ateliê CápsulAfeto. Nesta conversa, junto a Vanessa Macêdo e Lúcia Lomba, Alline nos conta sobre o seu ativismo na causa da pessoa com deficiência e como a chegada da sua filha Rayra (2003) a conduziu à paixão pela educação inclusiva. Também conversamos sobre o capítulo que escreveu para o livro Relatos e vivências de profissionais na Educação Infantil: reflexões sobre a docência (2022), quando ela narra a sua trajetória profissional na Educação Infantil.
https://open.spotify.com/episode/3Id1at1QYkLD3fAd7SvuWD?si=5ecfe2eb92f741ae”
https://open.spotify.com/episode/2Xnd1NGltpx8IhrPioNyiC?si=e5fd21f1ac8f4989″
No episódio #35 – Docencia na Educação Infantil, conversamos com Noeme Rosa de Carvalho: Professora para a Educação Infantil da Rede Municipal da Educação de Belo Horizonte – MG. Nesta conversa, junto a Vanessa Macêdo e Lúcia Lomba, Noeme nos conta que, inspirada em Paulo Freire, decidiu se tornar uma professora da liberdade, da esperança e uma leitora de vida desde a sua formação profissional inicial. Também conversamos sobre os capítulos que escrevey para os dois volumes do livro Relatos e vivências de profissionais na Educação Infantil: reflexões sobre docência (2021, 2022).