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Editorial |

A Revista Brasileira de Educação Básica encerra mais um ano. Desta vez, na companhia dos quase 30 autores e editores que assinam conosco esta edição pré-recesso.

O ano de 2022 foi de intenso aprendizado, mudanças e olhar para o futuro por aqui na RBEB. Por isso, queremos aproveitar o espaço deste editorial para falar do ano que passou, do número corrente e do que está por vir, tudo de uma vez.

Em janeiro, tivemos o orgulho de publicar nossa edição especial Educação e Desastres Minerários, em parceria com o Edumite. O tema, tristemente ainda tão importante quanto no início do ano, segue presente nas discussões tocadas por nossos autores, desta vez na Seção Especial Educação do Campo com o texto Reflexões sobre a relação da escola e o contexto minerário do número novo.

Durante a reabertura das escolas e a retomada das atividades presenciais em um contexto ainda marcado pela pandemia, nós produzimos e publicamos o nosso vigésimo-segundo número, cheio de textos riquíssimos e que já trazia os primeiros sinais de mudança do lado de cá. Retomamos nossa seção de entrevistas e a editoria ganhou o apoio e o olhar sensível de Maria Lúcia Resende Lomba, que continua presente acompanhando cada texto dessa nova edição atenta às contribuições das professoras na RBEB para a reflexão de nossas práticas editoriais.

Em setembro, mais uma edição especial, desta vez, em parceria com o Portal do Bicentenário, publicamos um especial sobre os 200 anos da Independência do Brasil. O número publicado é um retrato de muito mais do que uma efeméride, mas das vozes e rostos que foram suprimidos da história e da educação no Brasil nesses dois séculos.

Agorinha mesmo, mais uma edição especial, mês passado foi a vez do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFMG, o PIBID, tomar as nossas páginas digitais. O número especial do PIBID tem diversos relatos de experiência, reflexões e discussões sobre as vivências no programa, com uma marca sempre presente de autoria coletiva. Esse número que foi pensado lá no final de 2019 atravessou diversos momentos individuais e coletivos, em especial a pandemia que atravessou muitas dinâmicas editoriais e de comunicação.

E é assim que chegamos ao nosso número 25. Nessa edição você encontra textos sobre cinema, identidade racial, educação ambiental, livros diáticos de matemática e muito mais! Além dos textos de professoras, temos uma entrevista com Analise da Silva, do APUBH, e dois novos episódios do podcast Pensar Depois da Aula.

Esse número 25 é o nosso último do ano, nele estão as contribuições de autoras e autores que depositaram ao longo de 2021 na RBEB a oportunidade de fazer circular suas experiências. Neste número também nos despedimos da bolsista de extensão Maria Gabriela Lara, a Magá, que dividiu com Vanessa Macêdo as atividades da editoria executiva ao longo dos últimos dois anos.

Entregamos, portanto, e cumprindo o nosso papel, um número pronto para ser lido, pensado e repensado com tranquilidade nesse recesso de fim de ano. 

A RBEB também vai parar, a partir da próxima semana e até fevereiro de 2023, quando retomaremos as atividades para apresentar a vocês uma nova RBEB, mais robusta do que nunca, mas como sempre focada na divulgação das experiências, reflexões e investigações das professoras da escola pública brasileira.

Até lá, confira os textos do número 25.

Que em 2023 tenhamos muita força, criatividade e empenho para ampliar o debate da educação por meio dos relatos, experiências e cotidiano das professoras e professores que publicaram nessa edição e, por consequência, estão fortalecendo a democracia, do qual é imprescindível a presença das professoras da escola básica brasileira.

Crédito da imagem: Brasil de Fato https://www.brasildefatoce.com.br/2020/10/30/artigo-educacao-do-campo-e-convivencia-com-o-semiarido-sao-saidas-para-desigualdade

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