RBEB publica edição especial dedicada à educação especial escolar
Dossiê reúne quase trinta artigos, vídeos e relatos de experiência
A Revista Brasileira de Educação Básica publica hoje (26) seu primeiro número de 2021. A edição especial organizada por Sirleine Brandão de Souza, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves e Maria de Fátima Marcondes Morais tem como tema a Educação Especial Escolar e conta com 12 textos exclusivos e 15 vídeos produzidos especialmente para o dossiê.
Em conjunto, os artigos, entrevistas e relatos de experiência reunidos na revista tratam da Educação Especial como campo de conhecimento em suas mais diversas formas. Os textos abordam da formação docente ao acesso à escola como direito, com olhares que atravessam a pesquisa, a sala de aula e as relações entre profissionais da educação e estudantes.
Como a temática comum, os artigos e relatos publicados são diversos. Desde a formação de professores, foco dos textos A Formação Inicial E Continuada De Professores (Márcia Lehmkhul e Maria Helena Michels) e Educação Especial E Formação De Professores (Patrícia Lievore e Douglas de Melo) até as práticas e processos pedagógicos de alunos com deficiência exploradas nos textos Caminhos De Uma Prática Pedagógica (Annelize Rimolo e Douglas de Melo), Transtorno Do Espectro Autista E Alfabetização (Aline Costa Leuda Oliveira e Maria Edith), O Trabalho Pedagógico Com Alunos Com Deficiência Auditiva (José Geraldo Bueno, Ana Paula Silva e Carla Cazelato Ferrari), A Criança Com Deficiência Na Escola Regular: Um Olhar Para As Potencialidades E Possibilidades (Jéssica Germano). As parcerias entre professores também são destaque da edição, em textos como Processos De Escolarização De Aluno Com Deficiência Intelectual (Sirleine Brandão de Souza e Ísis Grace da Silva) e Unidade Pedagógiga Na Ilha Do Combu: O Diálogo Entre Educação Especial E Educação Do Campo (Ana Paula Fernandes a Ana Cristina Santos). O direito à escola (Taísa Liduenha, Washington Nozu e Sílvia Meletti) e as trajetórias de uma pessoa com paralisia cerebral (Geraldo de Paiva Jr.) também são temas de textos exclusivos.
Kamille Vaz assina o texto de opinião desta edição, A política de educação especial no contexto de adaptação do estado brasileiro aos interesses do capital: algumas considerações, e Pâmela Tezzele apresenta o filme Menina de Barro (2017) na Indicação de Leitura.
Os vídeos acrescentam à edição os relatos de Nara, José Geraldo e Letícia. Nara divide com a RBEB sua experiência como professora na rede pública de Belo Horizonte, os muitos encontros e aprendizagens nesse percurso e seu desejo por ser professora. José Geraldo, que também assina um dos textos desta edição, é pesquisador no campo da educação especial e fala sobre as políticas educacionais, especialmente aquelas voltadas à educação especial, suas implicações na prática pedagógica e na própria constituição do campo. Letícia traz a experiência discente – estudante da rede municipal de Belo Horizonte, ela nos conta um pouco de sua trajetória escolar, dos desafios que enfrentou e enfrenta em sua escolarização, dos momentos que marcaram essa trajetória e da felicidade de aprender a ler e escrever e dos seus sonhos futuros.
No editorial, as organizadoras compartilham suas experiências trazendo essa edição especial ao mundo, num processo que aconteceu ao longo de todo o ano de 2020. A edição especial Educação Especial Escolar e os números anteriores da Revista Brasileira de Educação Básica estão disponíveis gratuitamente online.
Boa leitura!