CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL: EDUCAÇÃO E BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Releitura da pintura “Independência ou Morte”  de Pedro Américo (1888), criada por  Paulo Teixeira (@seuteixeira)– julho/2021.

#pracegover #pratodosverem: Na releitura da pintura “Independência ou Morte” de  Pedro Américo, a figura central deixa de ser D. Pedro I com a espada erguida,  em seu cavalo,  na parte mais alta do terreno e passa a ser representada pelo tropeiro que, na pintura original, ficava no canto inferior esquerdo. O tropeiro e seu carro de boi estão na parte mais alta do terreno, sendo observados por D. Pedro I e pelos soldados que o acompanham.  A pergunta “Independência pra quem?” está em destaque no centro da pintura, próxima a figura do tropeiro.

A Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) publica textos que estejam diretamente relacionados a qualquer área ou dimensão da educação básica. A proposta da revista é que a avaliação dos trabalhos submetidos seja um processo de formação de autoras(es), em que as(os) editoras(es), entre os quais estão docentes da escola básica e do ensino superior, atuam como colaboradoras(es) no processo de reelaboração dos textos, quando isso for necessário. Assim, os trabalhos submetidos à revista serão enviados a uma dupla de editores/avaliadores, que farão a leitura técnica e, caso haja necessidade, farão sugestões de melhorias ou de adequações aos temas pertinentes ao número especial. As sugestões e orientações serão enviadas ao e-mail informado pelo autor no ato da submissão.

Para esta edição especial, os artigos ou produtos audiovisuais terão como temática o Bicentenário da Independência do Brasil, com o intuito de socializar experiências e suscitar reflexões sobre abordagem, na Educação Básica, das lutas pela Liberdade no presente e no passado de nosso país. Não se trata apenas de retomar os já conhecidos eventos de 1822, mas problematizar as histórias silenciadas dos últimos 200 anos. As narrativas sobre as Independências são múltiplas, bem como as pessoas que as protagonizam e, por isso, neste número especial queremos discutir as (Inde)pendências que estão nas escolas e reverberam em nossas práticas sociais cotidianas. Em sua construção coletiva, convidamos professoras e professores a produzir artigos, preferencialmente hipertextos, ou audiovisuais sobre atores sociais, narrativas, comemorações que constituíram os 200 anos de independência e lutas por liberdade no Brasil, suas relações com nossa Améfrica, sua presença/ausência na Educação Básica.

Dessa forma, queremos que este número especial seja um espaço para discutirmos:

  • Como abordar, na Educação Básica, os projetos de identidade nacional em disputa na (trans)formação do Brasil Independente?
  • Como discutir as aproximações e distanciamentos entre as lutas por independência travadas nas diferentes regiões do território nacional?
  • E como aparecem os lugares das mulheres, dos indígenas, dos negros, das pessoas com deficiência, dos povos ribeirinhos nos 200 anos de independência do Brasil, na Educação Básica?
  • Quais os passados, presentes e futuros do estudo da Independência do Brasil nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica?
  • Como podemos (re)pensar, confrontar narrativas sobre a Independência do Brasil e sobre os 200 anos de independência do Brasil presentes nos materiais didáticos da Educação Básica?  
  • Como utilizar de forma crítica e reflexiva as fontes históricas do processo de independência?
  • Como abordar, na Educação Básica, os avanços conquistados nos direitos das/os cidadãs/ãos durante os duzentos anos de Independência do Brasil e contra quais retrocessos precisamos resistir?
  • O que significa comemorar e estudar 200 anos de independência na Educação Básica?
  • Como pensar, na Educação Básica, as conexões, diferenças e semelhanças entre a Independência do Brasil e a de outras regiões da América Latina e da África?
  • Quais experiências e possibilidades de produção, curadoria e edição de materiais didáticos sobre os 200 anos de independência e luta por liberdade no Brasil?

Destacamos que todos os materiais a serem publicados nesse número especial devem ter como objetivo a construção de uma sociedade igualitária, democrática, inclusiva, não violenta, anti-racista, anti-LGBTfobia, antissexista, anticapacitista e laica; e estar engajados no combate a todo e qualquer tipo de discriminação e violência, notadamente, aquelas que são motivadas pelo gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião, região, profissão e engajamento político das pessoas.

Contamos com vocês!

A seguir, apresentamos as diretrizes para submissão e seleção dos artigos ou audiovisuais.

Prazo para submissão e processos de avaliação e seleção

A data final para submissão de artigos/audiovisuais é 30 de novembro de 2021, por meio dos formulários disponibilizados nas orientações para produção/envio de artigo e para produção/envio de audiovisual. No entanto, o recebimento de artigos/audiovisuais poderá ser suspenso antes do dia 30 de novembro deste ano, se recebermos, antes desta data, 32 artigos/audiovisuais para o número especial sobre o Bicentenário da Independência.

Nenhum artigo/audiovisual enviado será reprovado, a não ser que não dialogue com os princípios do número especial: construção de uma sociedade igualitária, democrática, inclusiva, não violenta, anti-racista, antiLGBTfobia, antissexista, anticapacitista e laica. Serão selecionados 16 artigos/audiovisuais recebidos por meio desta chamada para compor o número especial da RBEB “Educação e Bicentenário da Independência do Brasil”. As/os autoras/es dos artigos/audiovisuais não selecionados serão convidadas/os a postar seu material no Portal do Bicentenário.

Todos os materiais recebidos serão avaliados por um Conselho Editorial que verificará a necessidade de revisão para publicação na Revista ou postagem no Portal e acompanhará as/os autoras/es nesta revisão, caso ela seja necessária.

Para selecionar os 16 artigos/audiovisuais que serão publicados no número especial da RBEB, serão considerados os seguintes critérios:

  •  Dialoga com algumas das questões sugeridas na Chamada?
  •  Está adequado aos princípios da Revista e da temática do número especial, com menor necessidade de revisão?
  •  Segue as normas de submissão, diretrizes de produção indicadas nesta chamada?
  •  Garante representatividade de autoria de diferentes regiões do Brasil ?
  •  Garante diversidade de atores sociais e questões abordadas ?
  •  Aborda a temática nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica?
  •  Conta com a colaboração de  autor/a que atua na Educação Básica?

Serão publicados na Revista ou no Portal artigos que forem revistos até final de fevereiro de 2022, não excedendo duas revisões.

Para ler as diretrizes para envio de textos e produtos audiovisuais, acesse os links abaixo:

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