Diretrizes para publicação em vídeo

Instruções e regras de Envio

  • A professora/o professor que irá enviar o vídeo deve estar vinculada(o) a um coletivo, o qual irá encaminhar a carta de apoio (anexo I) que atesta que a(o) professora(o) é integra ou é parceira(o) do coletivo e que a instituição tem ciência do vídeo e a(o) apoia a participar desta chamada. A carta deve ser assinada pelo(a) presidente-coordenador(a) e/ou representante maior do coletivo. Salientamos que a carta contendo as informações solicitadas e a assinatura é condicionante para a publicação dos vídeos.
  • A professora/o professor autora/autor do vídeo deve ler e assinar o termo  de direitos autorais e de cessão de imagem e voz de si mesma e/ou de terceiros se for o caso (anexo II).
  • Deve-se evitar a gravação de terceiros, sobretudo se não forem pessoas vinculadas ao grupo do qual a professora/o professor participa.
  • Em hipótese alguma a professora/o professor deve gravar ou usar imagens de propriedade privada alheia e filmar pessoas sem autorização prévia.
  • Sugestões temáticas: poluição, contaminação, doenças, minerodutos, portos, impactos do rompimento de barragem nas práticas didáticas, lama invisível, ferrovias, rodovias. 
  • Exemplos de coletivos: Projetos de Extensão ligados à Educação Básica, de Pesquisa, Associações (de bairro, de produtores rurais e urbanos), Movimentos (ambientalistas, sociais, sindicatos), ONGs, etc.

Sugestões e modos de fazer o vídeo

As sugestões que apresentamos são apenas dicas e ideias para alguns modos de fazer o vídeo, não sendo obrigatório segui-las.

Você pode utilizar desde o seu próprio celular, mesmo que aparentemente ele não tenha uma boa qualidade de imagem, até câmeras semiprofissionais ou profissionais. O celular também pode ser utilizado apenas como gravador de voz, caso a intenção seja apenas captar o som e outra possibilidade é utilizar apresentações e/ou chamadas gravadas a partir do uso de plataformas, como Zoom, Google Meet, etc.

Uma possibilidade que pode ser potente é pensar em filmar os impactos ambientais que os desastres minerários e a mineração causaram em sua região, desde rios contaminados, sirenes de simulação de evacuação, danos imateriais e materiais à cidade e às pessoas, mostrar seus materiais didáticos, os impactos nas atividades econômicas, etc. Você pode fazer isso narrando enquanto filma, lendo uma poesia ou outro texto ou usar apenas fotografias com áudios em sobreposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *