Editorial – Educação Especial Escolar

Cara leitora e leitor,

Elaboramos este dossiê com o intuito de ampliar a discussão da Educação Especial no contexto escolar intencionando a formação integral e o desenvolvimento humano. Cientes de que não temos uma “receita” para ensinar, apresentaremos nesta edição subsídios teóricos e práticos que podem nos auxiliar pedagogicamente.

Pensar a Educação Especial como campo de conhecimento impõe uma série de questionamentos, desconstruções e construções. Talvez a principal delas seja delimitar o próprio conceito de campo de conhecimento. O que isso quer dizer afinal de contas?

Pode-se entender a Educação Especial como campo de conhecimento, tecido em um espaço constituído por diferentes concepções, agentes, trajetórias, discursos e lugares ocupados, com determinada forma de organização e que produz conhecimento acerca de assuntos específicos do próprio campo.

Assim, a ideia de organizar um Dossiê de Educação Especial demandou posicionamentos sobre aquilo que seria publicado. Definir o conjunto de textos que demonstrasse, de forma consistente e rigorosa, as discussões que ocorrem no campo nos demandou muita conversa sobre essas diferentes concepções ao analisar a Educação Especial. Mais do que isso, nos fez perceber o quão rico é este campo de conhecimento e quantas possibilidades emergem daí.

Durante a elaboração do dossiê, neste campo de conhecimento complexo, buscamos romper e propor mudanças nas concepções sociais ainda presentes no contexto escolar sobre a vida e a formação acadêmica dos estudantes da Educação Especial. Desse modo ele foi pensado de forma que as discussões fossem amplas em dois sentidos: primeiro, que congregasse um conjunto e uma diversidade de assuntos que fazem parte da Educação Especial e, em segundo, que reunisse contribuições de diferentes regiões do Brasil.

A receptividade que tivemos de nossos autores foi maravilhosa! Todos aceitaram imediatamente participar dessa empreitada e isso nos fortaleceu, nos deixou mais animadas ainda, já que são autores que muito têm a nos dizer sobre suas pesquisas e suas práticas. Obrigada a todas e todos que nos presentearam com seus trabalhos!

Conseguimos atingir o objetivo proposto! Temos, então, um conjunto de textos que descrevem, analisam e nos levam a reflexões importantes sobre diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Especial, fazendo emergir novas possibilidades.

O dossiê está composto por textos que abordam a formação inicial e continuada de professores, prática pedagógica, parceria entre professor da classe comum e sala de recursos multifuncionais; a Educação Especial e o direito à escola; transtorno do espectro autista e alfabetização; trajetória de vida e paralisia cerebral; enfoques sobre pessoas com deficiência auditiva, intelectual e outras deficiências, enfim, está recheado de uma valiosa leitura que, com certeza, fará com que a visão sobre a Educação Especial seja ampliada.

Esperamos que você goste da leitura, que ela suscite reflexão, diálogo e possibilidades!

Sirleine Brandão de Souza

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves

Maria de Fátima Marcondes Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *