Mais uma edição da Revista Brasileira de Educação Básica
A revista Brasileira de Educação Básica chega ao final de mais um ano. Nesta edição apresentamos dez textos entre artigos e relatos de experiência dos professores da Educação Básica, professores e estudantes dos cursos de licenciatura e pesquisadores em educação. Além dos textos a edição traz o segundo Episódio Escolas e Identidades da série O pão nosso de cada dia. Angélica Ferreira, professora do Ensino Médio na escola Estadual Lafaiete Gonçalves em Santa Luzia. Angélica levanta questões acerca de si, de seu lugar de origem, das construções de identidades dentro e fora da escola e dos desafios encontrados em seus primeiros anos de docência na Educação Básica, além dos desafios na execução do projeto Eu da Periferia: crônicas.
Por mais um ano, a Revista Brasileira de Educação Básica vem enfrentando o desafio de comunicar as experiências, projetos, análises e reflexões dos professores das inúmeras escolas brasileiras. A revista alcançou neste ano, o dobro de acessos do ano anterior. Foram 85 mil acessos em 2018, mais de 100 artigos enviados e quase 60 textos publicados na RBEB. Para o próximo ano daremos continuidade à nossa série especial que apresenta as reflexões dos profissionais da educação em seus diversos níveis de atuação, além da nossa programação de vídeos e entrevistas, que tem o desafio de enfrentar o debate público sobre temas importantes para os educadores brasileiros. Também estamos programando a publicação de duas edições especiais e a elaboração de uma oficina com os professores da Educação Básica.
São muitos desafios não apenas para nós que fazemos parte da RBEB e do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, mas para o país como um todo. A valorização do trabalho realizado pelos professores, a comunicação de suas práticas e da mediação que exercem em sala de aula entre alunos e os conteúdo é a central na prática de uma educação democrática e diversa.
Boa leitura e até o ano que vem!