Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil: Proposta metodológica de formação colaborativa compartilhada em instituições de Educação Infantil
Fruto da pesquisa de mestrado profissional: “Matemática na creche? Uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em um Centro Municipal de Educação Infantil em Contagem”, de Ana Luisa Viana Pacheco, orientada pela professora Maria Inês Mafra Goulart (FaE/UFMG), desenvolvido no Mestrado Profissional Educação e Docência- PROMESTRE, FaE/UFMG, o vídeo traz uma reflexão sobre as práticas realizadas em aulas com jogos matemáticos, a partir da exibição de vídeos das atividades realizadas pelas professoras com as crianças.
O projeto tornou-se uma experiência de inversão de perspectivas, tanto no trabalho das professoras que, a partir dessa investigação, começaram a ouvir mais as crianças e ver suas potencialidades, quanto na participação das crianças, que começaram a experimentar o lugar de protagonistas. O vídeo tem como foco auxiliar na formação de profissionais que atuam na Educação Infantil. É, na verdade,uma proposta de roteiro metodológico de formação docente que tem por objetivo disparar um processo inicial de reflexão sobre a prática. Portanto, é direcionado aos formadores que buscam uma metodologia voltada para a reflexão docente e a ressignificação dos processos formativos de forma a repensar os saberes necessários à docência, compartilhando saberes, dúvidas, anseios, próprio da profissão.
FICHA TÉCNICA
ROTEIRO
Ana Luisa Viana Pacheco
Maria Inês Mafra Goulart
FILMAGEM
Ana Luisa Viana Pacheco
EDIÇÃO
Flávio Coelho
TRILHA SONORA
Barbatuques – CD Tum Pá – Samba Lelê
Uakti – Clássicos – 01 – Sonata KV 545 em Do Maior (Allegro) – Mozart
Uakti – Clássicos – 08 – A Flauta Mágica – Pagageno – Mozart
O Teatro Mágico – Quermesse
O Teatro Mágico – Camarada d’água
O Teatro Mágico – 07 – Separô
Two Steps From Hell – Fill my heart
Palavra Cantada – Pindorama Jonas Tatit
Palavra Cantada Tocada – Sopa Jonas Tatit