Ensino de Ditadura na Educação Básica por meio de fotografias

O professor João Victor fez uma sequência didática em diálogo com seus estudantes no Centro Pedagógico da UFMG com o tema da ditadura militar e o uso de imagens. Por meio da sua fala vamos conhecer um pouco sobre o uso da fotografia no ensino de história, a análise de fontes históricas para o aprendizado das sensibilidades, além de conhecer um pouco mais sobre imagens importantes do período da Ditadura Militar. 

Mas antes de ouvir o professor João Victor, vamos conhecê-lo?

professor joão victor

João Victor Oliveira

Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de História na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, nos níveis fundamental e médio, e professor substituto de História no Centro Pedagógico da UFMG. Graduado em História (FAFICH) pela mesma universidade, com Formação Complementar em Educação (FAE) e intercâmbio internacional no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/Portugal). Especialista em Juventudes no Mundo Contemporâneo pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e FAJE. Atua principalmente nas seguintes áreas: História da Historiografia, Teoria da História, História da Educação e Ensino de História.

E-mail: joaovfonsecaoliveira@gmail.com

Professora e professor, você pode escutar como o professor João Victor construiu uma reflexão em diálogo com os estudantes sobre sensibilidades e horror diante de imagens tão fortes. Para isto, basta acompanhar as imagens e a fala do professor. 

“Para eu me espantar com o horror, preciso aprender a reconhecer o horror”

“O que temos feito do passado e da memória, de cenas traumáticas, passados traumáticos de violência e repressão no nosso presente?”

“Tão importante quanto a cena é o olhar que a captura”

“A visibilidade das imagens também é mediada por políticas alicerçadas em algoritmos”

Recorte da busca realizada no Google Imagens em 24 de julho de 2024
Caça ao estudante. Sexta-feira Sangrenta. Rio de Janeiro, 1968. Fotografia de Evandro Teixeira/Acervo IMS
Fotografia integrante do acervo do DOPS custodiado pelo Arquivo Público da Cidade do Rio de Janeiro mostra estudantes enfileirados detidos no ano de 1968
Velório do estudante Edson Luís, morto em protesto estudantil em março de 1968 – Arquivo Nacional, Correio da Manhã, BR RJANRIO PH.0.FOT.43891

“Tão importante quando continuar apresentando aos estudantes a montagem dos aparelhos repressivos de uma ditadura e o modo como os governos de exceção criam regimes autoritários traumáticos, nós devemos educar crianças adolesentes e jovens para as sensibilidades”

Por fim, você pode usar em sua aula o slide da sequência didática Ensino de Ditadura na Educação Básica por meio de fotografias do professor João Victor:

OLIVEIRA, João Victor da Fonseca. Ensino de Ditadura na Educação Básica por meio de fotografias. Revista Brasileira de Educação Básica Online. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia mês ano.

Imagem de destaque: Leica M3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *