Número 15
Ano 4 | Número 15 | Outubro – Dezembro | 2019
Editorial
A Revista Brasileira de Educação Básica encerra 2019 com textos exclusivos que apresentam reflexões dos professores sobre as suas práticas, …
Produzindo textos na escola (e na vida)
Luciane de Assis Almeida Mestranda em Educação pelo PPGEB – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (UERJ). Especialista em …
A contextualização das atividades nos livros de matemática
Marcio de Lana Abreu Professor de Matemática em cursinho comunitário. Licenciado em Matemática pela UFMG. E-mail: marciolanaabreu@outlook.com Airton Carrião Doutor …
Interfaces entre o ensino de ciências e as práticas formativas
Josiane Aparecida Rodrigues Fialho Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participou do Programa Institucional de Bolsas de …
Percepções sobre a abordagem de gênero no espaço escolar
Anaquel Gonçalves Albuquerque Mestre em Humanidades, Cultura e Artes (UNIGRANRIO), especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFF), Gestão Escolar …
O zoológico como questão sociocientífica
Ely Maués Professor da Faculdade de Educação/UEMG. E-mail: elymaues@gmail.com Carla Maline Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte. E-mail: carlamaline@yahoo.com.br …
As aventuras de Ngunga – literatura pedagógica infantojuvenil de Pepetela
Marcelino Mendes Curimenha Doutorando em Educação pela UNICAMP, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciações Socioculturais (GEPEDISC). Linha …
As dimensões do trabalho dos/as educadores/as nas escolas públicas de nível básico no Brasil
Uma forma bastante corriqueira, porém insuficiente e até mesmo injusta de se avaliar o trabalho pedagógico dos profissionais da educação, …
COSTURAS
Neste filme documentário a memória escolar é o fio condutor que dá cor e ritmo as narrativas de 4 moradores …
Expediente
Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB Editores: Eliezer Raimundo de Sousa Costa Libéria Rodrigues Neves Editora Executiva: Vanessa Costa …