Capa Numero 17

NOVA EDIÇÃO DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÁ ESTÁ NO AR

Experiências da sala de aula: refletir e comunicar

A edição de número 17 da Revista Brasileira de Educação Básica trás novos textos e discute os caminhos da autoria para a comunicação das experiências em educação.

O licenciando Vinícius Correia e o professor da UNEB Américo Nunes da Silva Apresentam no texto “O estágio e a formação de professores de matemática”, uma reflexão sobre os processos de formação de professores em sala de aula. Já o texto “Desafios e possibilidades da implementação da lei 10.639/2003: Um estudo na escola pública de Capistrano no Ceará”, do professor Arlindo Pereira Nogueira, aponta algumas questões acerca da implementação do currículo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Fábio Souza Lima, professor da UFAM, no texto “Notas sobre os fundamentos da filosofia na educação: o positivismo, a fenomenologia, e a dialética”, indica pistas para investigações acadêmicas encaminhadas por alunos das áreas de filosofia, história e pedagogia. Enquanto a pedagoga Aline de Cássia Rodrigues e a professora do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação de Santa Rita do Sapucaí/MG, Margarete Ribeiro Siqueira, apresentam no texto “Residência Pedagógica: Gêneros Textuais na prática” uma sequência didática que pretende desenvolver as capacidades leitoras e escritoras previstas na BNCC.

O professor do ensino básico Mateus Santos com os professores Rita Márcia Andrade Vaz de Mello e Vinícius Catão da UFV, no texto “Estimulando a reflexão crítica nas aulas de ciências por meio do cinema: Uma experiência com o filme Gattaca” também apresentam uma sequência didática, essa com o objetivo de discutir avanços da Genética e suas tecnologias e o filme GATTACA.

Nessa edição apresentamos a nota técnica das pesquisadoras Marina Alves Amorim e Ana Paula Salej da Fundação João Pinheiro. O texto “Professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE/MG): Informações e sugestões aos gestores. Nota Técnica” tem o intuito de verificar o quão distante a Rede está de alcançar a primeira estratégia da Meta 18 do Plano Nacional de Educação.

Os professores da PUC-Minas Juliana Gonzaga Jayme e Cláudio Eduardo Alves no texto “Relações de Gênero nas Escolas: ainda é possível falar disso?” apresentam uma parceria estabelecida em 2015 entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte onde são realizados projetos de intervenção que visam à formação continuada de professoras/es nas questões relativas ao gênero.

Também sobre gênero, o professor Jonathan Aguiar no texto ““Lute pela Docência!”: Por uma educação que englobe todos os sexos, gêneros e sexualidades. Homens também podem ser professores”. O artigo é um estudo de caso recorte da pesquisa “Homens no Magistério. Eu Apoio!”.

Além dos artigos e relatos de experiência a edição também conta com os artigos de opinião de Sebastião Everton “Saberes necessários às práticas educativas em tempos de quarentena”, da manifestação pública da Fabiana Vilas Boas direcionada aos professores de Betim “Educação em tempos de Pandemia” e a opinião da Keila Cristina Arruda Villamayor Gonzalez “Educação Infantil em tempo de incertezas”.

A edição também apresenta o vídeo Diário (extra) Classe, produzido por Thiago Rosado e Kelly Morato que apresenta fragmentos e colagem em um diário (extra) classe durante a quarentena.

Para que cada um desses artigos sejam publicados um caminho de rigor foi percorrido por professores em sala de aula, estagiários em formação e pesquisadores das práticas docentes na Educação Básica.

Desejamos a todas e todos, uma boa leitura.

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