Editorial

A Revista Brasileira de Educação Básica encerra 2019 com textos exclusivos que apresentam reflexões dos professores sobre as suas práticas, bem como estudos e pesquisas sobre e escola básica brasileira.

A edição lança o filme “Costuras” dirigido por Thiago Rosado. No filme de 31 minutos a memória escolar é trazida como fio que costura histórias de indivíduos e que ligam as memórias coletivas das narrativas presentes em depoimentos de moradores de Belo Horizonte.

As professoras Simoni Jacomini de Souza e Karina Barreto da Silva apresentam uma experiência de educação para a cidadania desenvolvida com alunos do 2º ciclo no artigo Refletir sobre a ética e exercitar a cidadania: uma experiência de empoderamento no 2º ciclo. Outra experiência é relatada no artigo Interfaces entre o ensino de ciências e as práticas formativas que abordam educação alimentar e nutricional no ensino médio: um relato de experiência em sala de aula de Josiane Fialho e Vinícius Catão. O texto relata as atividades realizadas com estudantes do Ensino Médio sobre a alimentação, trazendo a perspectiva social articulada ao consumo consciente.

No artigo Produzindo textos na escola (e na vida) a professora e mestranda em educação Luciane de Assis Almeida apresenta uma discussão sobre a produção de textos na escola com base nas formulações de Paulo Freire sobre o ato de ler, a importância do diálogo e a educação bancária. Já Marcio de Lana Abreu e Airton Carrião realizaram, no artigo A contextualização das atividades nos livros de matemática, um estudo que comparou o que é utilizado como forma de contextualização nas atividades dos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio e o que é apresentado nos documentos oficiais.

Anaquel Albuquerque no artigo Percepções sobre a abordagem de gênero no espaço escolar apresenta um recorte de pesquisa sobre as percepções da abordagem de gênero nas salas de aula. Enquanto isso Ely Maués e Carla Maline discutem os paradoxos éticos e científicos relacionados à existência do zoológico. O Artigo O zoológico como questão sociocientífica ainda apresenta uma sequência didática que discute o lugar dos zoológicos da sociedade atual.

No artigo As aventuras de Ngunga: literatura pedagógica infantojuvenil de Pepetela, Marcelino Mendes Curimenha apresenta parte de estudo cujo objetivo é selecionar as principais obras literárias de escritores angolanos que suscitam análises voltadas à escolarização, currículo, identidade cultural, processo de ensino e aprendizagem e à formação do sujeito da educação angolana. O artigo faz parte da série Educação Angolana elaborada pelo editor Marcelino.

Além dos artigos Heleno Araújo apresenta As dimensões do trabalho dos/as educadores/as nas escolas públicas de nível básico no Brasil, onde e como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vem atuando na defesa das garantias dos trabalhadores em educação.

A Revista Brasileira de Educação Básica reforça a missão a elevação da qualidade da educação pública brasileira por meio do fortalecimento do diálogo entre as universidades e a escola básica e do reconhecimento profissional e social daqueles (as) que trabalham na educação pública no país.

Boa leitura

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