História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista

RAMOS, Géssica Priscila. História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista. Campinas: Editora Alínea, 2024.
Reformas e Mudanças na Escola Primária
João dos Reis Silva Júnior
Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Unicamp (1999-2000), Pós-doutorado em Economia na USP e University of London, Livre-Docente em Educação pela USP, Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, coordenador adjunto do projeto de pesquisa da Rede Universitas/Br “Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção”, pesquisador convidado – Mercer University (GA-US) e Professor Visitante na condição de Full Professor na Arizona State University (2014-2015), onde mantém pesquisa em andamento com Daniel Schugurenscky. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e trabalho, reforma do estado, educação superior brasileira, politica educacional e internacionalização da educação superior brasileira no contexto das relações entre Brasil e Estados Unidos da América. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (CA-ED) junho/2020 a junho/2022, bolsista produtividade CNPq 1.
E-mail: joaodosreissilvajr@gmail.com
Neste livro, a autora realiza uma análise crítica e abrangente das interações entre política, história e educação durante o período de vigência das escolas primárias em São Paulo. Em toda obra, é mantida uma linha de continuidade: a conexão entre a história da educação e as políticas públicas. Sem dúvida, trata-se de nova perspectiva para as investigações sobre políticas educacionais.
A autora recorreu a fontes primárias como legislação e documentos oficiais, adotando uma abordagem historiográfica. Sua análise é histórica, mas também envolve dimensões políticas, permitindo entender como os projetos educacionais foram idealizados e estabelecidos, além de serem, em alguns casos, desmantelados ao longo do tempo. Ela dialoga com teóricos relevantes da história da educação e da política educacional, como Saviani, Carvalho e Souza, fortalecendo a base teórica de sua pesquisa.
O texto explora a trajetória das transformações nas escolas primárias no estado de São Paulo, desde suas origens até as reformas e desconstruções mais recentes – como a Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus, em 1971. Ramos demonstra como as políticas educacionais refletiram interesses poderosos ao longo de sua trajetória, marcadas por conflitos ideológicos e pedagógicos. Durante a leitura fluida, surgem momentos que enriquecem a compreensão do tema abordado no livro, destacando-se a análise do papel do Estado na tentativa de implementação do sistema escolar paulistano, assim como as reformas da Primeira República e as mudanças trazidas pelo regime militar. A obra aplica essa compreensão à educação primária, que frequentemente foi utilizada, na história, em prol de objetivos políticos e econômicos, por vezes em detrimento de um ensino mais democrático e inclusivo.
A pesquisa de Ramos não apenas traça o panorama histórico da educação em São Paulo, mas também se envolve criticamente com as continuidades e rupturas nas políticas educacionais. Sua análise contribui para entender como decisões políticas impactaram desde o cotidiano nas escolas até a formação de professores, refletindo sobre a questão da qualidade e da equidade na educação.
História, Política e Educação é uma obra essencial para todos os pesquisadores da área. As relações entre Estado, Política e Sociedade estão interligadas por uma epistemologia consolidada pela autora. Por isso, conforme ela mostra, é fundamental conhecer a história da educação em diálogo com as políticas públicas, visto que a desconstrução de modelos educacionais hegemônicos necessariamente se relaciona com contextos políticos mais amplos.
JR, Silva Júnior. História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista. Resenha de: RAMOS, Géssica Priscila. História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte – online, Vol. 8, Número 33, Janeiro – Abril, 2025, ISSN 2526-1126. Disponível em: (link). Acesso em: XX(dia) XXX(mês). XXXX(ano).