Educa no Camp

Caminhos da educação do campo: um olhar a partir da Revista Presença Pedagógica – 2009 a 2018

INTRODUÇÃO O texto em tela apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida em torno das publicações realizadas pela Seção Educação do Campo (SEDOC) na revista Presença Pedagógica no período de 2009-2018.  A Revista teve, desde sua fundação, uma relevante presença nas…

A Seção Educação do Campo (SEdoc) passa a ser publicada a partir de 2019 na Revista Brasileira de Educação Básica ( RB-Educação Básica).

A SEdoc foi publicada na Revista Presença Pedagógica no período de 2009-2018.  Desde então construímos um valoroso acervo que se constitui como  um registro histórico e das lutas, das conquistas e das resistências e também como território de produção e socialização de conhecimento e práticas.  Ao longo deste período, pautamos pela divulgação de textos cujo objetivo foi promover o debate das questões educacionais a partir dos princípios, conceitos e práticas da Educação do Campo. O acúmulo até então obtido será a referência para a continuidade da publicação, agora na RB-Educação Básica.

Sendo assim, empenharemos com a publicação de textos que se vinculem a Educação do Campo na perspectiva de dar continuidade no processo de construção de uma estrutura textual que possibilite a divulgação das diferentes formas de produção do conhecimento que historicamente define e dá sentido a Educação do Campo como território de luta, de conquistas, de resistência e de elaboração de um projeto de escola articulado a um projeto de campo e de sociedade numa perspectiva emancipadora.

A Seção é coordenada pelas Profas Maria Isabel Antunes-Rocha, Mônica Castagna Molina e Aracy Alves Martins.

Na RB-Educação Básica a SEdoc terá como Editores Prof. Luiz Paulo Ribeiro e Profa. Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho.

Estamos organizando um Coletivo de Pareceristas para atender as necessidades de avaliação dos textos. Se você tem interesse em ser Parecerista faça contato pelo email sedocufmg@gmail.com

As orientações para a publicação podem ser obtidas clicando neste link  (site da revista).

Os textos podem ser enviados para o email luizpr@ufmg.br

Maria Isabel Antunes-Rocha – Coordenadora

Graduação em Psicologia. Mestrado em Psicologia Social. Doutorado em Educação. Pós Doutorado em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO/FaE-UFMG). Coordena a Coleção Caminhos da Educação do Campo (Editora Autêntica) e a Coleção Escola do Campo (Editora UFMG). Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na Formação e Prática de Educadores, Psicologia da Educação e Educação do Campo.

 

 

Mônica Castagna Molina – Coordenadora

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela UniCamp (2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde coordena a Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, desde 2013. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

 

Aracy Alves Martins – Coordenadora

Graduação em Letras. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal e nas Universidade de Campinas. Professora Associada Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em Países de Língua Portuguesa.. Coordenadora da Coleção Caminhos da Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação e Linguagem, atuando nos seguintes temas: formação de leitores, leitura literária, formação de professores, escolarização, manuais escolares, tensões entre línguas, relações raciais.

 

Luiz Paulo Ribeiro – Editor

Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É Professor Adjunto A no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem desenvolvido e orientado pesquisas na área da Psicologia Social: representações sociais, gênero, trabalho, educação e sujeitos campesinos.

 

 

Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho – Editora

Doutorado em Educação (Faculdade de Educação/Universidade de Brasília -UnB)/2018. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação- Campus X (1996). Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO/RJ l (1999). Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2008). Desde 2002 é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação – Campus X. Coordena a Comissão Setorial de Estágio da UNEB/Campus X. Membro coordenação da Feira da Agricultura Familiar Agroecológica e Economia Solidária da Universidade do Estado da Bahia/UNEB-CAMPUS X.

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Salomao Antonio Mufarrej Hage (UFPA) – http://lattes.cnpq.br/1723722364556016

Profa. Dra. Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) – http://lattes.cnpq.br/0976801573678450

Profa. Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB) – http://lattes.cnpq.br/9567141312757077

Profa. Dra. Iranete Maria da Silva Lima (UFPE) – http://lattes.cnpq.br/8522397432350630

Profa. Dra. Marília Carla de Mello Gaia (UFSC)http://lattes.cnpq.br/4773726830037548

Profa. Dra. Anielli Fabiula Gavioli Lemes (UFVJM) – http://lattes.cnpq.br/4910269661498601

Profa. Dra. Daniele Cristina de Souza (UFTM) – http://lattes.cnpq.br/9651745272235484