Diretrizes para submissão de textos (artigos, relatos, opiniões e indicações de leitura)

A RBEB publica textos que estejam diretamente relacionados a qualquer área ou dimensão da educação básica. A proposta da revista é de que a avaliação dos trabalhos submetidos seja um processo de formação de autoras(es), em que as(os) editoras(es), entre os quais se encontram docentes da escola básica e do ensino superior, atuam como colaboradoras(es) no processo de reelaboração dos textos quando isso for necessário. Assim, os trabalhos submetidos à revista serão enviados a uma dupla de editores/avaliadores, que farão a leitura técnica e, caso haja necessidade, farão sugestões de melhorias ou de adequações aos temas pertinentes nesta área. As sugestões e orientações serão enviadas ao e-mail informado pelo autor no ato da submissão.

Formatação dos trabalhos

• Os textos devem ser apresentados em português ou espanhol.

• Os arquivos devem ser enviados com extensão .doc ou .docx (não serão aceitos trabalhos em PDF).

• O texto deve conter, no mínimo, 5.000 caracteres com espaço (esse valor dá em média 4 páginas); e o máximo de 10.000 caracteres com espaço (esse valor dá em média 8 páginas).

• Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, com margens 3,0 cm superior e esquerda, e 2 cm inferior e direita.

• O título do trabalho deve ter no máximo 50 caracteres, com espaço, vir em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, do mesmo tamanho e fonte do restante do texto.

• Abaixo do título deve(m) vir o(s) nome(s) do(s) autor(e)s (um autor por linha, tamanho 11), seguido(s) do cargo e nome da instituição onde lecionam o(s) autor(es), fonte de financiamento (se houver), e o e-mail, tamanho 10, espaçamento simples, como no exemplo:

OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Maria da Silva
Professora de Ciências na Escola Municipal Maria José
Bolsista PIBID/CAPES
maria_silva@gmail.com

José Antônio
Faculdade de Educação – UFMG
jose_antonio@gmail.com

• Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) deve vir o resumo, contendo entre 100 e 150 palavras, ou 1000 caracteres; fonte de tamanho 11 e espaçamento simples.  A versão do resumo e palavras- chave em espanhol serão elaborados pela revista. Para as seções Opiniões e Leitura, não é necessário o resumo e as palavras-chave.

• Após o resumo, o texto deve apresentar 4 ou 5 palavras-chave relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto final.

• Os subtítulos devem vir alinhados à esquerda, em negrito, com somente a primeira letra maiúscula e sem numeração.

• As citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

a) as citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas duplas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses:

Sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página onde se encontra o trecho transcrito.

Exemplo:

(…) Assim, “massas e elites sincronizadas. Estas, dirigentes e criadoras; aquelas, aptas para  produzir” (LENHARO, 1986, p. 104), dariam o tom para a sociedade do trabalho desejada
e projetada pelo Estado Novo, no qual os conflitos deveriam ser neutralizados em busca da  harmonia social.

b) citações textuais com mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho 11, espaçamento simples, sem aspas e acompanhadas das seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página onde se encontra o trecho transcrito.

Exemplo:

No entanto, há de se considerar que o tempo de permanência na instituição era pequeno. A evasão nas Escolas de Aprendizes Artífices era grande, em função disso, poucos alunos chegavam ao final do curso. Segundo Fonseca, a maioria dos alunos,

[…]remida por várias causas, principalmente pelo fator econômico, abandonava aqueles estabelecimentos no fim da 3ª. ou 4ª. série, para procurar trabalho nas fábricas ou oficinas, oferecendo aos patrões os conhecimentos que já haviam adquirido e que, aliás, eram superiores aos dos operários antigos, que nunca haviam cursado escolas profissionais (FONSECA, 1961, p. 185).

c) no caso de citações indiretas, o sobrenome do autor deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, com o ano da publicação referida.

Exemplo:

Em 2008, surge nova iniciativa do Centro Paulo Souza para impulsionar as atividades em  desenvolvimento nos Centros de Memória das escolas técnicas: o Grupo de Estudos e Pesquisas
em Memórias e História da Educação Profissional, constituído por professores das unidades de  ensino. Com a finalidade de levantar, analisar e divulgar informações de estudos e pesquisas a  respeito das origens de escolas técnicas nos municípios, da organização dos currículos de cursos  técnicos e tecnológicos, das práticas escolares e pedagógicas, da cultura escolar e das políticas  de educação e saúde no ensino profissional (CARVALHO, 2011, p. 9), este grupo organiza, a  partir de 2009, encontros anuais de Memórias e História da Educação Profissional.
  • Recursos – É fortemente desejável que os textos tenham uma leitura agradável e interativa para o enriquecimento da experiência do leitor. Assim, solicitamos que os autores indiquem, no corpo do texto, materiais disponíveis na rede mundial de computadores (internet), tais como vídeos, infográficos, aplicativos, simulações, referências a sites de interesse, entre outros. Tais materiais devem ser indicados por hyperlinks no corpo do texto.

  • Ilustrações, quadros e tabelas – além da indicação de links de interesse é importante que os trabalhos sejam acompanhados de ilustrações, quadros ou tabelas. As ilustrações podem ser: figuras, gráficos, diagramas, esquemas, desenhos, fotografias, mapas, retratos, fluxogramas, etc. A identificação de todo tipo de figura deve aparecer na parte superior da ilustração e centralizada na página, seguida de seu número de ordem, em algarismos arábicos, sequencialmente. Abaixo da figura deve vir sua fonte, centralizada na página. O nome da ilustração, quadro ou tabela deverá ter o tamanho 12; a fonte, 11. Recomendamos especial cuidado com a verificação dos direitos autorais de qualquer material.
  • Observação: para o uso de fotografias o autor deve nos enviar o(os) Termo(s) de Consentimento Livre e Esclarecido das pessoas fotografadas (TCLE), autorizando a publicação de sua imagem. Para imagens de crianças, os TCLEs devem ser assinados pelos responsáveis legais. Sem os TCLEs de todas as pessoas que aparecem nas imagens as mesmas não poderão ser publicadas. No caso de outros tipos de fotos, tomar cuidado com os direitos autorais (citar sempre a fonte, dando crédito ao fotógrafo).

Exemplo:

Figura 1 – Logomarca da Revista Brasileira de Educação Básica
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Fonte: Revista Brasileira de Educação Básica. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/ rbeducacaobasica/index>. Acesso em: 13 jun. 2016.

    • Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser evitadas. Quando utilizadas, devem ter a  extensão máxima de três linhas. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos  conforme a sequência em que aparecem no texto. Sua fonte deve ser Times New Roman,  tamanho 10, espaçamento simples.
    • Referências – esta seção é obrigatória e deverá vir ao final do texto, em ordem alfabética. Somente os trabalhos citados no corpo do texto devem constar na seção.

Exemplos de como elaborar as referências bibliográficas:

Tese/Dissertação
PORTA. W. Prática pedagógica aos educandos com Deficiência Intelectual numa escola de Ensino  Fundamental com alto IDEB. 2015. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

Livro
ALMEIDA, Maria Isabel de.; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente:  educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

Capítulo de livro
CARDOSO, Tereza Fachada Levy. Intelectuais ilustrados e docentes da escola pública no Rio de Janeiro.  In: FONSECA, Thaïs Nivia de Lima. (Org.) As Reformas Pombalinas no Brasil. Belo Horizonte: Mazza  Edições, 2011. p. 73-97.

Revista/Periódico
FONTANA, Roseli A. Cação. A constituição social da subjetividade: notas sobre a Central do Brasil.  Educação & Sociedade, ano 21, n. 71, p. 221-234, julho/2000.

Observação: caso a obra tenha mais de três autores, apresenta-se, ao longo do texto e nas referências bibliográficas, somente o nome do primeiro autor, seguido da expressão et  al. (em itálico) expressão latina que significa “e outras(os)”.

Exemplo:

DOURADO, Irismar de França. et al. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica:  uma Experiência Didática.UNOPAR Cient., Ciênc. Humanas. Educ., Londrina, v. 15, n. esp., p.  357-365, dez. 2014.