CAPA NUMERO 7

Nova edição da Revista Brasileira de Educação Básica no ar!

A Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) chega ao seu sétimo número correspondentes ao primeiro trimestre de 2018. Nesta edição apresentamos artigos, relatos e outros textos de interesse dos professoras(es), pesquisadoras(es) e outros atores da educação destacando a atuação política de jovens organizados em blocos, que foi tema do vídeo Carnaval BH: as juventudes e a cidade.

São dez trabalhos de autores que se vinculam a instituições escolares nos estados do RJ, MS, RS e MG, os quais destacam apostas que visam à inclusão dos sujeitos dentro do espaço escolar, mas sobretudo ao acesso à aprendizagem por parte destes sujeitos.

Dois textos trazem contribuições teóricas para reflexões em torno de duas temáticas – a escassez de produções sobre a Superdotação e dupla excepcionalidade; e as contribuições da Pedagogia Social para a existência da concepção contemporânea de Educação Integral. Outros quatro textos apresentam experiências de aprendizagem que nos chamam a atenção para as possibilidades no trabalho por projetos interdisciplinares; no uso de jogos para o ensino de História; no uso da história da ciência para o ensino de Ciências; e no trabalho com o público alvo da Educação Especial, na escola, por meio de atividades extracurriculares. E ainda quatro textos que apresentam resultados de pesquisas: duas delas referentes à análise de recursos para a aprendizagem na escola – um Laboratório de ensino de Matemática e a imprensa como fonte histórica; e outras duas referentes à análise de programas institucionais específicos – o Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG e o subprojeto PIBID Ciências Naturais, desenvolvido numa escola municipal em Santo Antônio de Pádua/RJ.

Com o lançamento de mais este número da RBEB o projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e seus parceiros esperam estar contribuindo para a ampliação de uma das facetas mais importantes da valorização do trabalho docente desenvolvido na escola básica: o reconhecimento de sua autoria e contribuição à produção do conhecimento em educação!

Boa leitura!

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