XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL

XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL

Quando:
setembro 26, 2017@4:58 pm – setembro 28, 2017@5:58 pm
2017-09-26T16:58:00-03:00
2017-09-28T17:58:00-03:00
Onde:
FAFICH/UFMG – Campus Pampulha
Av. Pres. Antônio Carlos
6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901
Brasil

 

XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL encara questões epistemológicas e políticas do tempo presente e da história pública, adotando como centro de suas preocupações a temática da Alteridade em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis.

 

O registro das oralidades e a produção de conhecimento ganham conotações distintas nas pesquisas de História Oral. As críticas aos projetos de modernidade, os reposicionamentos dos nacionalismos e da imaginação das comunidades na “globalização”, os processos de reparação e justiça na disputa da “verdade histórica”, a guinada subjetiva na construção da memória, e outras tantas abordagens engendram tempos de dúvidas na História e Ciências Sociais.  A partir dessas questões, a História Oral responde às demandas de seu tempo e propõe avanços significativos ao problematizar os modelos interpretativos canônicos. Coloca em cena alteridades e agências pouco reconhecidas na produção do conhecimento histórico.

 

A imagem ambivalente das “(in)certezas” problematiza a intolerância no tempo presente. Os arranjos políticos e econômicos do capitalismo reconstroem as fronteiras éticas e morais, que permitem o crescimento dos extremos na política, dos fundamentalismos e do ataque ao multiculturalismo e à diversidade. Escutar, gravar, entrevistar e analisar em tempos de “(in)certeza” é lidar com os posicionamentos controversos e com a intolerância. No lugar da dúvida e escuta, da abertura para falar dos traumas e silêncios, encontramos o tom acusatório e sectário da pergunta “de que lado você está”? Nosso maior desafio, talvez, seja produzir uma História Oral comprometida com a arte da entre/vista, capaz de analisar os sectarismos sem julgá-los, mas buscando formas de lidar com eles, socialmente, de maneira a seguir no caminho da construção da diversidade.

 

O convite para essas reflexões – aparentemente jargões, mas sempre complexas e muito atuais – é o que apresenta o XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *