III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior – CIM. I Encontro das Licenciaturas

Quando:
novembro 8, 2017@5:31 pm – novembro 10, 2017@6:31 pm
2017-11-08T17:31:00-02:00
2017-11-10T18:31:00-02:00
Onde:
UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos
6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901
Brasil

Na busca pela valorização da atividade docente no ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – Giz/PROGRAD apresenta o III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior: i9 com 5c – 2017 e o I Encontro das Licenciaturas. A escolha desta temática tem como propósito refletir que fatores promovem a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida os movimentos de conexãocontribuiçãocompartilhamentocolaboração e cooperação, os 5c. O III CIM apresentará um painel de iniciativas e ações que buscam envolver docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UFMG, constituindo uma comunidade em rede.

O Congresso está organizado em três fases:
Pré-congresso: compõe/contempla as ações de divulgação e sensibilização para o Congresso: (abril a outubro de 2017);
Congresso: é composto por três dias de encontros presenciais 8, 9 e 10 de novembro de 2017;
Pós-Congresso: oferta de atividades on-line do Congresso e avaliação (dezembro de 2017).

Objetivos Específicos:
– Envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação;
– Proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;
– Proporcionar discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação;
– Promover reflexões sobre a formação inicial e permanente do professor do ensino superior;
– Propiciar discussões sobre os diferentes papéis e o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;
– Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Eixos temáticos:

1.Avaliação da aprendizagem
2. Estrategias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular
3. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino
4. Metodologias de esnino-aprendizagem
5. Protagonismo estudantil
6. Tecnologias e Gamificação
7. Articulação ensino-pesquisa-extensão
8. Educação inclusiva
9. Perspectivas complementares

Público alvo:
– Docentes.
– Estudantes e ex-estudantes de graduação e pós-graduação.
– Funcionários técnico-administrativos da UFMG.
– Demais interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *