Entrevista: Rita Coelho – Formação inicial e continuada de professores(as) da Educação Infantil

Nos últimos anos, acentuou-se significativamente o debate sobre a formação de professores(as) da educação infantil no Brasil, especialmente em nível superior. Tal debate move-se em torno das discussões sobre a oferta e as modalidades de cursos, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que delineou as especificidades desse(a) profissional, a necessidade da formação inicial e traçou metas para formação continuada. Para falar sobre a formação docente para a educação infantil, sua relevância em prol da melhoria na educação de crianças pequenas, políticas públicas, avanços, perspectivas e problemas conversamos com a socióloga Rita de Cássia de Freitas Coelho.

Rita Coelho atuou como docente na educação básica e no ensino superior. Também ocupou cargos de gestão em órgãos municipais e federais ligados à Educação. Entre 2007 e 2016,  foi coordenadora geral, no Ministério da Educação, na Coordenação Geral de Educação Infantil – COEDI/SEB/MEC.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO e PRODUÇÃO 

Gustavo Mazzeti
Pedro Luiz da Costa Cabral
Yolanda Assunção

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Pedro Cabral

EDIÇÃO

Gustavo Mazzeti
Pedro Cabral

DESIGN DE SOM
Yolanda Assunção

ROTEIRO

Ademilson de Sousa Soares (Paco)

Luciano Mendes de Faria Filho

Luiza Gabriela de Oliveira

Mônica Correia Baptista

Sandro Vinicius Sales dos Santos

Yolanda Assunção

ENTREVISTADA
Rita de Cássia de Freitas Coelho

ENTREVISTADOR
Ademilson de Sousa Soares (Paco)

AGRADECIMENTO ESPECIAL 
Luciano Mendes de Faria Filho
Tarcísio Mauro Vago

AGRADECIMENTOS

Universidade de Uberaba – UNIUBE

Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Universidade de Pernambuco- UPE

Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE/ UFMG

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- FaE/ UFMG

Programa de pós- graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- PPGE/FaE/UFMG

Universidade Tiradentes- UNIT

FINANCIAMNETO

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq

Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco- APUBH

REALIZAÇÃO
Revista Brasileira de Educação Básica
Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022

2017

Luiza Oliveira

Editora Executiva da Revista Brasileira de Educação Básica

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