Entrevista – Vinícius Catão – escola pública, universidade e inclusão

 

Vinícius Catão de Assis Souza,  professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atualmente coordena a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI-UFV) da instituição. Nessa entrevista, concedida a Cláudia Chaves Fonseca, editora-executiva da Revista Brasileira de Educação Básica, o professor conta sua experiência docente com educação inclusiva e discorre sobre a relação entre escola pública e universidade na perspectiva da inclusão.  Segundo o professor Vinícius, é fundamental que a universidade e a escola básica firmem parcerias e sigam juntas no desenvolvimento de projetos, para fazer valer a Lei Brasileira de Inclusão.  Ele afirma, ainda, que formação teórica, capacitação técnica e criatividade são elementos necessários para que a educação inclusiva seja efetivada.

FICHA TÉCNICA

Entrevistado:
Vinicius Catão de Assis Sousa

Entrevistadora:
Claudia Chaves Fonseca

Direção:
Pedro Luiz da Costa Cabral
Gustavo Mazzeti

Fotografia e Edição:
Gustavo Mazzeti
Pedro Luiz da Costa Cabral

Roteiro:
Claudia Chaves Fonseca
Luciano Mendes de Faria Filho
Priscilla Bahiense
Yolanda Assunção

Agradecimento especial:
Luciano Mendes de Faria
Filho Tarcísio Mauro Vago

Agradecimentos:
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ
Universidade de Pernambuco- UPE
Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE/ UFMG
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- FaE/ UFMG
Programa de pós- graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- PPGE/FaE/UFMG
Universidade Tiradentes- UNIT

Financiamento:
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq
Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco- APUBH

Realização:
Revista Brasileira de Educação Básica Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022

Categoria:

Educação

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