Entrevista: Vinícius Catão – escola pública, universidade e inclusão

 

Vinícius Catão de Assis Souza,  professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atualmente coordena a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI-UFV) da instituição. Nessa entrevista, concedida a Cláudia Chaves Fonseca, editora-executiva da Revista Brasileira de Educação Básica, o professor conta sua experiência docente com educação inclusiva e discorre sobre a relação entre escola pública e universidade na perspectiva da inclusão.  Segundo o professor Vinícius, é fundamental que a universidade e a escola básica firmem parcerias e sigam juntas no desenvolvimento de projetos, para fazer valer a Lei Brasileira de Inclusão.  Ele afirma, ainda, que formação teórica, capacitação técnica e criatividade são elementos necessários para que a educação inclusiva seja efetivada.

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO:
Pedro Luiz da Costa Cabral
Gustavo Mazzeti
FOTOGRAFIA e EDIÇÃO:
Gustavo Mazzeti
Pedro Luiz da Costa Cabral
Roteiro
Claudia Chaves Fonseca
Luciano Mendes de Faria Filho
Priscilla Bahiense
Yolanda Assunção
ENTREVISTADO
Vinicius Catão de Assis Sousa
ENTREVISTADORA
Claudia Chaves Fonseca
AGRADECIMENTO ESPECIAL
Luciano Mendes de Faria
Filho Tarcísio Mauro Vago
AGRADECIMENTOS
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ
Universidade de Pernambuco- UPE
Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE/ UFMG
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- FaE/ UFMG
Programa de pós- graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- PPGE/FaE/UFMG
Universidade Tiradentes- UNIT
FINANCIAMENTO
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq
Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco- APUBH
REALIZAÇÃO
Revista Brasileira de Educação Básica Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022

Cláudia Fonseca

Editora-executiva da Revista Brasileira de Educação Básica

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