maio
2
qua
2018
XIV Encontro Nacional de História Oral @UNICAMP Campinas-SP
maio 2@8:00 am – maio 4@6:00 pm
maio
30
qua
2018
V Seminario Internacional de pesquisa e estudos qualitativos: V Sipeq @Universidade Estadual do Oeste do Paraná/PR
maio 30@8:00 am – jun 1@6:00 pm

PESQUISA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO E NAS CIÊNCIAS EM DEBATE

A temática do evento foca as especificidades da pesquisa qualitativa realizada em diferentes áreas do conhecimento humano e os modos de analisar os dados construídos qualitativamente, considerando as concepções de qualidade subjacentes à investigação e os recursos que contribuem com essa análise e interpretação.

Público Alvo

Doutores, mestres e pós-graduandos das áreas da Educação, de Ensino de Ciências Biológicas, Exatas e Tecnologias, Humanas, Psicologia, Saúde e que trabalham com pesquisa qualitativa.

Língua Oficial

Português

Número máximo de inscrições

600 inscrições, selecionadas por ordem de chegada

Histórico

Este é o V SIPEQ – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos promovido pela Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ. Essa Sociedade foi fundada em 1989 na PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo como seu principal mentor o Prof. Dr. Joel Martins.

O I SIPEQ foi realizado em 2001, junto à USC – Universidade do Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, focando o tema Formação Humana e Educação. O II SIPEQ também foi realizado nessa Universidade e cidade, em 2004, destacando o tema A pesquisa Qualitativa em Debate. O III SIPEQ ocorreu em consonância com o V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, na Universidade Metodista de São Paulo, Campus São Bernardo do Campo, em 2006, focando a Ética na Pesquisa Qualitativa. O IV SIPEQ foi realizado na UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, em 2010, tratando do tema Pesquisa Qualitativa: Rigor em Questão: Fundamentos-Métodos-Desdobramentos. O I SIPEQ produziu o livro Formação Humana e Educação, da seleção de trabalhos apresentados. Os Anais do II, III, IV SIPEQ estão disponíveis em https://www.sepq.org.br/anais.

O SIPEQ IV foi realizado 2010. A partir dessa data a SE&PQ enfrentou um período de grandes dificuldades, porém envidou esforços para sua manutenção. Em 2015 suas atividades foram retomadas e o movimento que vem sendo realizado pode ser visto no site https://www.sepq.org.br. A reorganização da Sociedade possibilitou que retomássemos a realização do SIPEQ e da Revista Pesquisa Qualitativa, à disposição no site da Sociedade para consultas, bem como, a reestruturação do próprio site.

jul
10
ter
2018
21o. Cole – Congresso de Leitura do Brasil @Faculdade de Educação da Unicamp
jul 10@3:20 pm – jul 13@4:20 pm
jul
16
seg
2018
X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada do GT de Ensino de História e Educação da Anpuh/RS @Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
jul 16@8:00 am – jul 18@6:00 pm
X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada do GT de Ensino de História e Educação da Anpuh/RS
“Da pequena para a grande roda”: encontro de saberes e poderes no Ensino de História

Nossa intenção é ampliar o diálogo da história escolar e acadêmica com a diversidade da vida, demarcando não só a pluralidade de todos os sujeitos, saberes, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel do/a professor/a de História em tempos de cerceamento da liberdade de ensinar.

O GT de Ensino de História e Educação da Anpuh/RS e a Associação Brasileira de Ensino de História, mobilizados pela importância desses temas, convidam a professoras, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados para o X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação.

 O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2018 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e contará com sessões de Diálogos,

Grupos de Reflexão Docente, saídas a campo, atividades culturais, sarau e minicursos

 

.

set
19
qua
2018
VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade @Universidade Federal do Rio Grande FURG
set 19@8:00 am – set 21@6:00 pm

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG sediará no ano de 2018, o VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: resistências e ocupa(ações) nos espaços de educação, III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e o III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade. O evento ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2018, no Cidec Sul.O Seminário é direcionado para professores/as da rede pública e particular de ensino, profissionais da área da saúde, pesquisadoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação e demais profissionais interessados/as.O evento busca trazer para o cenário de debates as práticas, presentes em diversas instâncias sociais, implicadas na produção de políticas voltadas ao fazer viver, à medicalização, à promoção da saúde, à juvenização, à beleza, à heteronormatividade, por exemplo, temas relacionados ao controle dos corpos e, nele, dos gêneros e das sexualidades, entre outras temáticas que tem ganhado espaço no cenário social. Inscrições nos Eixos Temáticos
1.Estão abertas as inscrições para propor Eixos Temáticos até dia 31 de janeiro de 2018.
2. A seleção das propostas de Eixo Temático será realizada pela comissão científica designada pela organização do evento. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância e clareza, priorizando-se aquelas que se vincularem ao tema central do evento.
3. O resultado será divulgado na página do evento até o dia 25 de fevereiro.
4. O pagamento da inscrição para proponentes de eixo temático só será realizada após a avaliação do comitê científico e divulgado o resultado. O comprovante do pagamento deverá ser anexado, após a divulgação dos Eixos Temáticos aprovados, no Sistema de Inscrição da FURG (www.sinsc.furg.br) no campo confirmação dos Eixos Temáticos.Os Eixos Temáticos são espaços para exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como, para que alunos/as de graduação possam apresentar seus trabalhos de iniciação científica.Poderão apresentar trabalhos nos Eixos Temáticos, sob a forma de Comunicação Oral, doutoras/es, mestras/es, estudantes de pós-graduação e graduadas/os. Sob a forma de pôster alunos/as de graduação.Cada participante terá 15 minutos para apresentar sua comunicação oral e 5 min para pôster. Essa modalidade (comunicação oral e pôster) estará disponível para inscrição de 05 de março a 05 de maio de 2018. Poderão se inscrever estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), mestras/es e doutoras/es com pesquisas e trabalhos que se enquadrem na proposta do Eixo Temático.
Acesse o portal do evento para mais informações sobre cronograma, programação e inscrição – http://www.7seminario.furg.br/index.php/inicio

O evento é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que foi consolidada através dos Grupos de Pesquisa:

  • Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE – FURG
  • Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo – UFRGS
  • Grupo de Estudos sobre Educação e Relações de Gênero  – UFRGS
  • Grupo de Estudos Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente – UFLA
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero – GEPSEX
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade – GESED/UFJF
  • Grupo Travessia – FACED/UFJF
  • Grupo de Pesquisa Corpo, gênero, sexualidade e educação – FACED/UFU