dom seg ter qua qui sex sáb
1
Pré-Conferências para VIII Conferência Municipal de Educação e a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae-BH) 5:35 pm
Pré-Conferências para VIII Conferência Municipal de Educação e a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae-BH)
maio 22@5:35 pm – jun 3@6:35 pm
• Oque é a Conae 2018? Conferência Nacional de Educação com o objetivo de promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação. • Qual a meta da CONAE 2018? Monitorar, avaliar e propor políticas públicas…
2
3
4
5
6
7
V Fórum de Cultura Científica da UFMG 2:00 am
V Fórum de Cultura Científica da UFMG @FACE UFMG
jun 7@2:00 am – 5:00 am
A Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), convida para o V Fórum de Cultura Científica da UFMG. O evento é aberto à comunidade interna e externa da Universidade. O Fórum é uma iniciativa construída em…
8
9
I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química
I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química @ Polo Universitário de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
jun 9 – jun 11 dia inteiro
I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química @  Polo Universitário de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Diante do cenário nacional e estadual da educação, um grupo de professores de Química da educação básica, da educação tecnológica e da educação universitária, de diversas escolas, institutos e universidades do estado do Rio de Janeiro se reuniu no sentido…
10
11
12
II SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE e I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO GT 8 da Anped – Centro-Oeste 5:21 pm
II SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE e I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO GT 8 da Anped – Centro-Oeste
jun 12@5:21 pm – jun 14@6:21 pm
Entre 12 e 14 de junho de 2017 a UEMS e UFGD sediarão dois importantes eventos sobre formação de professores na cidade de Dourados-MS. Ambos os eventos estão com inscrições abertas para submissão de trabalhos em várias modalidades (comunicação oral,…
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
jul
3
seg
2017
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) @Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
jul 3 – jul 6 dia inteiro
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) @ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Florianópolis | Santa Catarina | Brasil

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Sua décima primeira edição será realizada de 03 a 06 de julho de 2017, em Florianópolis.

O XI ENPEC tem como objetivo reunir e favorecer a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: mesas-redondas; sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de pôsteres; debates e encontros. Informações adicionais a respeito do evento serão divulgadas em circular específica.

O público do XI ENPEC é formado por interessados na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza, da Saúde e do Ambiente, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores.

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e sua décima primeira edição, comemorativa aos 20 anos desta associação, será realizada de 3 a 6 de julho de 2017 na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em virtude desta data tão significativa para a comunidade de educadores em ciências, o XI ENPEC, tem como tema central, 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência. Em torno deste tema serão problematizadas temáticas de pesquisa em análises que exporão um caminho percorrido pela comunidade, seus desafios e os enfrentamentos históricos de natureza política e epistemológica para que a ABRAPEC se constituísse nesse espaço de compromisso com sua comunidade e mobilizasse o conhecimento por ela produzido em favor da educação científica para a população brasileira.

jul
30
dom
2017
6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita @Faculdade de Educação da UFMG
jul 30@5:30 pm – ago 1@6:30 pm

Evento ocorre de 30 de julho a 1º de agosto na Faculdade de Educação da UFMG

Acontecerá, nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, o 6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, na Faculdade de Educação da UFMG. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas para discutir o tema “Relações entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais”, com o objetivo de realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento, como a história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia.

O 6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita terá cinco eixos temáticos: mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita; cultura escrita e políticas linguísticas; multimodalidade e letramento digital; letramentos escolares e não escolares; e letramentos acadêmicos e profissionais. Segundo os organizadores, as reflexões propostas pelo evento são relevantes pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados do letramento produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados.

Inscrições e envio de trabalhos

As inscrições para o Colóquio estão abertas. Resumos de trabalho podem ser enviados até 30 de junho, em formulário disponível no site do evento, em Envio de Resumos. Na página também constam as normas de submissão e a formatação em que os trabalhos devem ser enviados.

 

ago
13
dom
2017
IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA @Universidade Federal de Juiz de Fora-MG
ago 13@4:20 pm – ago 16@5:20 pm

O IX EPEA tem como foco a relação entre democracia, políticas públicas e práticas educativas, considerando as questões contemporâneas que atravessam tal relação e que encontram acolhida em diversos grupos de pesquisas do campo da educação ambiental no país.

Dentre as atividades programadas para o evento, destacam-se: conferências, mesas redondas, grupos de discussão de pesquisa (GDP) e sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de comunicações orais. Informações adicionais a respeito da programação do evento serão divulgadas na página do evento: http://nonoepea.webnode.com/

A divulgação precisa ser imediata, porque já estamos no período de envio dos trabalhos.

SEGUEM ALGUMAS DATAS RELATIVAS AO EVENTO:

Período de envio de trabalhos: 14 de março a 14 de abril.

Período de pagamento de inscrição com apresentação de trabalhos: a partir de 02 maio a 29 de junho de 2017.

Período de pagamento de inscrição sem apresentação de trabalhos: 02 de maio até a realização do evento.

ago
31
qui
2017
IV Simpósio Mineiro de Educação Química @Universidade Federal de Uberlândia
ago 31@4:38 pm – set 3@5:38 pm
IV Simpósio Mineiro de Educação Química @ Universidade Federal de Uberlândia | Minas Gerais | Brasil

O IV Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), organizado pela comunidade de educadores químicos do estado de Minas Gerais, ocorrerá nos dias 31 de agosto, 02  e 03  de setembro de 2017, em Uberlândia, MG. O IV SMEQ segue os eventos anteriores em Viçosa (2011), Lavras (2013) e Juiz de Fora (2015), buscando criar um espaço formativo de interlocução entre estudantes e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior para reflexões sobre formação docente, Ensino e Pesquisa em Educação Química. As atividades, ao longo do evento, buscarão discutir questões importantes relativas aos modos de ação da docência em química e da valorização das especificidades dos sujeitos da aprendizagem.

set
26
ter
2017
XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL @FAFICH/UFMG – Campus Pampulha
set 26@4:58 pm – set 28@5:58 pm
XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL @ FAFICH/UFMG – Campus Pampulha | MG | Brasil

 

XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL encara questões epistemológicas e políticas do tempo presente e da história pública, adotando como centro de suas preocupações a temática da Alteridade em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis.

 

O registro das oralidades e a produção de conhecimento ganham conotações distintas nas pesquisas de História Oral. As críticas aos projetos de modernidade, os reposicionamentos dos nacionalismos e da imaginação das comunidades na “globalização”, os processos de reparação e justiça na disputa da “verdade histórica”, a guinada subjetiva na construção da memória, e outras tantas abordagens engendram tempos de dúvidas na História e Ciências Sociais.  A partir dessas questões, a História Oral responde às demandas de seu tempo e propõe avanços significativos ao problematizar os modelos interpretativos canônicos. Coloca em cena alteridades e agências pouco reconhecidas na produção do conhecimento histórico.

 

A imagem ambivalente das “(in)certezas” problematiza a intolerância no tempo presente. Os arranjos políticos e econômicos do capitalismo reconstroem as fronteiras éticas e morais, que permitem o crescimento dos extremos na política, dos fundamentalismos e do ataque ao multiculturalismo e à diversidade. Escutar, gravar, entrevistar e analisar em tempos de “(in)certeza” é lidar com os posicionamentos controversos e com a intolerância. No lugar da dúvida e escuta, da abertura para falar dos traumas e silêncios, encontramos o tom acusatório e sectário da pergunta “de que lado você está”? Nosso maior desafio, talvez, seja produzir uma História Oral comprometida com a arte da entre/vista, capaz de analisar os sectarismos sem julgá-los, mas buscando formas de lidar com eles, socialmente, de maneira a seguir no caminho da construção da diversidade.

 

O convite para essas reflexões – aparentemente jargões, mas sempre complexas e muito atuais – é o que apresenta o XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL.

nov
8
qua
2017
III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior – CIM. I Encontro das Licenciaturas @UFMG
nov 8@5:31 pm – nov 10@6:31 pm

Na busca pela valorização da atividade docente no ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – Giz/PROGRAD apresenta o III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior: i9 com 5c – 2017 e o I Encontro das Licenciaturas. A escolha desta temática tem como propósito refletir que fatores promovem a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida os movimentos de conexãocontribuiçãocompartilhamentocolaboração e cooperação, os 5c. O III CIM apresentará um painel de iniciativas e ações que buscam envolver docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UFMG, constituindo uma comunidade em rede.

O Congresso está organizado em três fases:
Pré-congresso: compõe/contempla as ações de divulgação e sensibilização para o Congresso: (abril a outubro de 2017);
Congresso: é composto por três dias de encontros presenciais 8, 9 e 10 de novembro de 2017;
Pós-Congresso: oferta de atividades on-line do Congresso e avaliação (dezembro de 2017).

Objetivos Específicos:
– Envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação;
– Proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;
– Proporcionar discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação;
– Promover reflexões sobre a formação inicial e permanente do professor do ensino superior;
– Propiciar discussões sobre os diferentes papéis e o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;
– Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Eixos temáticos:

1.Avaliação da aprendizagem
2. Estrategias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular
3. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino
4. Metodologias de esnino-aprendizagem
5. Protagonismo estudantil
6. Tecnologias e Gamificação
7. Articulação ensino-pesquisa-extensão
8. Educação inclusiva
9. Perspectivas complementares

Público alvo:
– Docentes.
– Estudantes e ex-estudantes de graduação e pós-graduação.
– Funcionários técnico-administrativos da UFMG.
– Demais interessados.

nov
9
qui
2017
Encontro de Formação Continuada de Professores (ENFOCO) @Faculdade de Educação/Unicamp
nov 9 – nov 11 dia inteiro
O Encontro de Formação Continuada de Professores (ENFOCO) é um evento organizado pelo FORMAR-Ciências: Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências, da Faculdade de Educação/Unicamp. Trata-se de um espaço para exposições, discussões e trocas de experiências sobre temas relacionados à prática profissional e à formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza, bem como um espaço teórico-prático de formação continuada de docentes da Educação Básica.
 
Na IX edição do ENFOCO, que ocorrerá na Faculdade de Educação/Unicamp, nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2017, o evento terá como público-alvo os alunos das Licenciaturas, os estudantes de Programas de Pós-Graduação em Educação ou Ensino, professores de cursos de extensão realizados pelo FORMAR-Ciências, professores e outros profissionais da Educação Básica, bem como professores formadores que atuam na Educação Superior.
 
Estruturado numa dinâmica que envolve palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e comunicações orais, o IX ENFOCO terá como tema o “Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisas, práticas e formação de professores”.
 
Para mais informações acesse o site do evento: https://ixenfoco.wordpress.com/