dom seg ter qua qui sex sáb
1
6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita 5:30 pm
6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita @Faculdade de Educação da UFMG
jul 30@5:30 pm – ago 1@6:30 pm
Evento ocorre de 30 de julho a 1º de agosto na Faculdade de Educação da UFMG Acontecerá, nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, o 6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, na Faculdade de Educação…
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA 4:20 pm
IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA @Universidade Federal de Juiz de Fora-MG
ago 13@4:20 pm – ago 16@5:20 pm
O IX EPEA tem como foco a relação entre democracia, políticas públicas e práticas educativas, considerando as questões contemporâneas que atravessam tal relação e que encontram acolhida em diversos grupos de pesquisas do campo da educação ambiental no país. Dentre…
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
I CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO IV ENCONTRO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SICs) DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA DO BRASIL 2:49 pm
I CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO IV ENCONTRO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SICs) DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA DO BRASIL @UFMG
ago 23@2:49 pm – ago 25@3:49 pm
I CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO IV ENCONTRO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SICs) DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA DO BRASIL @ UFMG | MG | Brasil
A quarta edição do Encontro de serviços de atendimento ao cidadão das instituições públicas de educação superior e pesquisa do Brasilrecebe, até 9 de julho, propostas de apresentação de artigos acadêmicos. O evento será realizado de 23 a 25 de agosto.…
24
25
26
27
28
29
30
31
IV Simpósio Mineiro de Educação Química 4:38 pm
IV Simpósio Mineiro de Educação Química @Universidade Federal de Uberlândia
ago 31@4:38 pm – set 3@5:38 pm
IV Simpósio Mineiro de Educação Química @ Universidade Federal de Uberlândia | Minas Gerais | Brasil
O IV Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), organizado pela comunidade de educadores químicos do estado de Minas Gerais, ocorrerá nos dias 31 de agosto, 02  e 03  de setembro de 2017, em Uberlândia, MG. O IV SMEQ segue os…
ago
23
qua
2017
I CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO IV ENCONTRO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SICs) DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA DO BRASIL @UFMG
ago 23@2:49 pm – ago 25@3:49 pm

A quarta edição do Encontro de serviços de atendimento ao cidadão das instituições públicas de educação superior e pesquisa do Brasilrecebe, até 9 de julho, propostas de apresentação de artigos acadêmicos. O evento será realizado de 23 a 25 de agosto.

Os eixos temáticos do evento são Classificação das informações, Privacidade e sigilo no âmbito da Lei de Acesso a Informação (LAI), Dados sensíveis e autodeterminação informativa, Transparência ativa e governança da informação pública, Dados abertos e acesso à informação.

O objetivo do evento é analisar, de forma panorâmica, a implementação da LAI no Brasil, tendo como referência a ação das instituições públicas de educação superior e pesquisa. As discussões também vão considerar a contribuição das práticas de transparência ativa e participação cidadã desenvolvidas na Argentina e no México.

As propostas de artigos serão avaliadas pelo Comitê Científico do evento, e os melhores trabalhos serão publicados na Revista Ágora.

Interessados devem enviar mensagem para esicbh@ufmg.br. Mais informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dgi/

ago
31
qui
2017
IV Simpósio Mineiro de Educação Química @Universidade Federal de Uberlândia
ago 31@4:38 pm – set 3@5:38 pm
IV Simpósio Mineiro de Educação Química @ Universidade Federal de Uberlândia | Minas Gerais | Brasil

O IV Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), organizado pela comunidade de educadores químicos do estado de Minas Gerais, ocorrerá nos dias 31 de agosto, 02  e 03  de setembro de 2017, em Uberlândia, MG. O IV SMEQ segue os eventos anteriores em Viçosa (2011), Lavras (2013) e Juiz de Fora (2015), buscando criar um espaço formativo de interlocução entre estudantes e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior para reflexões sobre formação docente, Ensino e Pesquisa em Educação Química. As atividades, ao longo do evento, buscarão discutir questões importantes relativas aos modos de ação da docência em química e da valorização das especificidades dos sujeitos da aprendizagem.

set
26
ter
2017
XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL @FAFICH/UFMG – Campus Pampulha
set 26@4:58 pm – set 28@5:58 pm
XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL @ FAFICH/UFMG – Campus Pampulha | MG | Brasil

 

XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL encara questões epistemológicas e políticas do tempo presente e da história pública, adotando como centro de suas preocupações a temática da Alteridade em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis.

 

O registro das oralidades e a produção de conhecimento ganham conotações distintas nas pesquisas de História Oral. As críticas aos projetos de modernidade, os reposicionamentos dos nacionalismos e da imaginação das comunidades na “globalização”, os processos de reparação e justiça na disputa da “verdade histórica”, a guinada subjetiva na construção da memória, e outras tantas abordagens engendram tempos de dúvidas na História e Ciências Sociais.  A partir dessas questões, a História Oral responde às demandas de seu tempo e propõe avanços significativos ao problematizar os modelos interpretativos canônicos. Coloca em cena alteridades e agências pouco reconhecidas na produção do conhecimento histórico.

 

A imagem ambivalente das “(in)certezas” problematiza a intolerância no tempo presente. Os arranjos políticos e econômicos do capitalismo reconstroem as fronteiras éticas e morais, que permitem o crescimento dos extremos na política, dos fundamentalismos e do ataque ao multiculturalismo e à diversidade. Escutar, gravar, entrevistar e analisar em tempos de “(in)certeza” é lidar com os posicionamentos controversos e com a intolerância. No lugar da dúvida e escuta, da abertura para falar dos traumas e silêncios, encontramos o tom acusatório e sectário da pergunta “de que lado você está”? Nosso maior desafio, talvez, seja produzir uma História Oral comprometida com a arte da entre/vista, capaz de analisar os sectarismos sem julgá-los, mas buscando formas de lidar com eles, socialmente, de maneira a seguir no caminho da construção da diversidade.

 

O convite para essas reflexões – aparentemente jargões, mas sempre complexas e muito atuais – é o que apresenta o XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL.

out
30
seg
2017
I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática do Nordeste (I Secmat) @Universidade Federal do Ceará (UFC)
out 30@6:09 pm – nov 1@7:09 pm

O I Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste(I SECMAT) é um evento científico de divulgação e interação, a nível regional, que nesta primeira edição está sendo organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com (06) seis outros Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de (04) quatro estados do nordeste.

Espera-se proporcionar um ambiente propício a discussões pertinentes a questões importantes da Pós-Graduação na área de Ensino, notadamente no Ensino de Ciências e Matemática. Esse espaço será importante para discutir a qualificação profissional que os Programas de Mestrado em  ensino de Ciências têm promovido, além de garantir debates e trocas de experiências essenciais a produção e socialização do conhecimento.

nov
8
qua
2017
XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva @Faculdade de Educação da UFMG
nov 8@2:01 pm – nov 10@3:01 pm
XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva @ Faculdade de Educação da UFMG | Minas Gerais | Brasil

Evento bianual do Gpell/Ceale dedicado à literatura, a ser realizado entre 8 e 10 de novembro, recebe resumos até 31 de julho

Acontece entre os dias 8 e 10 de novembro o XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva. O evento será realizado na Faculdade de Educação da UFMG, dando continuidade aos debates promovidos em edições anteriores. De acordo com a organização, a edição atual “tem como objetivo refletir sobre o texto poético e suas diversas constelações, decorrentes de múltiplos contatos entre oralidade e escrita e entre as diversas linguagens”.

O período para envio de resumos vai até 31 de julho. As regras para submissão, bem como datas e valores para inscrição, estão disponíveis na circular de lançamento do XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva. Também está disponível no Portal do Ceale o formulário de cadastro, a ser preenchido pelo participante e enviado para a organização, pelo e-mail jogodolivro@gmail.com

Acesse pelos links abaixo:

– Circular de lançamento – XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva

 – Formulário de inscrição – XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva

Datas importantes:

  •     Submissão de trabalhos: até 31/07
  •     Divulgação dos selecionados: 15/09
  •     Inscrição com apresentação: até 30/09
  •     Inscrição como ouvinte: até 08/11

    Conta para pagamento:

Banco do Brasil
Agência: 3610-2
Conta corrente: 64.473-0
Josiley Francisco de Souza / CPF: 029382076-70

Mais informações pelo e-mail: jogodolivro@gmail.com

III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior – CIM. I Encontro das Licenciaturas @UFMG
nov 8@5:31 pm – nov 10@6:31 pm

Na busca pela valorização da atividade docente no ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – Giz/PROGRAD apresenta o III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior: i9 com 5c – 2017 e o I Encontro das Licenciaturas. A escolha desta temática tem como propósito refletir que fatores promovem a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida os movimentos de conexãocontribuiçãocompartilhamentocolaboração e cooperação, os 5c. O III CIM apresentará um painel de iniciativas e ações que buscam envolver docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UFMG, constituindo uma comunidade em rede.

O Congresso está organizado em três fases:
Pré-congresso: compõe/contempla as ações de divulgação e sensibilização para o Congresso: (abril a outubro de 2017);
Congresso: é composto por três dias de encontros presenciais 8, 9 e 10 de novembro de 2017;
Pós-Congresso: oferta de atividades on-line do Congresso e avaliação (dezembro de 2017).

Objetivos Específicos:
– Envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação;
– Proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;
– Proporcionar discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação;
– Promover reflexões sobre a formação inicial e permanente do professor do ensino superior;
– Propiciar discussões sobre os diferentes papéis e o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;
– Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Eixos temáticos:

1.Avaliação da aprendizagem
2. Estrategias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular
3. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino
4. Metodologias de esnino-aprendizagem
5. Protagonismo estudantil
6. Tecnologias e Gamificação
7. Articulação ensino-pesquisa-extensão
8. Educação inclusiva
9. Perspectivas complementares

Público alvo:
– Docentes.
– Estudantes e ex-estudantes de graduação e pós-graduação.
– Funcionários técnico-administrativos da UFMG.
– Demais interessados.

nov
9
qui
2017
Encontro de Formação Continuada de Professores (ENFOCO) @Faculdade de Educação/Unicamp
nov 9 – nov 11 dia inteiro
O Encontro de Formação Continuada de Professores (ENFOCO) é um evento organizado pelo FORMAR-Ciências: Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências, da Faculdade de Educação/Unicamp. Trata-se de um espaço para exposições, discussões e trocas de experiências sobre temas relacionados à prática profissional e à formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza, bem como um espaço teórico-prático de formação continuada de docentes da Educação Básica.
 
Na IX edição do ENFOCO, que ocorrerá na Faculdade de Educação/Unicamp, nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2017, o evento terá como público-alvo os alunos das Licenciaturas, os estudantes de Programas de Pós-Graduação em Educação ou Ensino, professores de cursos de extensão realizados pelo FORMAR-Ciências, professores e outros profissionais da Educação Básica, bem como professores formadores que atuam na Educação Superior.
 
Estruturado numa dinâmica que envolve palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e comunicações orais, o IX ENFOCO terá como tema o “Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisas, práticas e formação de professores”.
 
Para mais informações acesse o site do evento: https://ixenfoco.wordpress.com/