Memórias, identidades e profissionalização docente: diálogos Brasil-Portugal

A Revista Brasileira de Educação Básica e o Pensar a Educação promoveram no dia 14 de Novembro o seminário online Memórias, identidades e profissionalização docente: diálogos Brasil-Portugal. A proposta do seminário foi de aproximar investigações e pesquisadores em História da Educação realizadas no Brasil e em Portugal sobre a profissionalização docente

Miriã Lúcia Luiz, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo apresentarou a investigação A experiência de profissionalização de professoras em escolas multisseriadas rurais do Espírito Santo (1980-2009), às 15h. Logo após, às 18:30 conhecemos a investigação Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais realizada pela Ana Isabel Madeira, professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Conduziram o debate, Maria Lúcia de Resende Lomba, Pós-doutoranda em Educação pela UFMG e coordenadora do Grupo de Estudos e Escrita de Profissionais e Pesquisadores da Educação Básica – GEEPPEB; Luciano Mendes de Faria Filho, professor aposentado da Faculdade de Educação da UFMG, Luis Correia Grosso, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Vanessa Macêdo, editora executiva da Revista Brasileira de Educação Básica.

Acompanhe:

Imagem de destaque: Escola Pluridocente Cristo Rei A e B – 1987 – Inês Vidal Vieira (hoje EMEF Germano Lorosa em homenagem ao Sr. Germano Lorosa, que doou o terreno – município de Domingos Martins – Espírito Santo)

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