
Indicação | Livro “No presente” de Marcio Grillo El-Jaick
Alan Raniel Borges da Cruz
Indicação de leitura: Livro “No presente” de Marcio Grillo El-Jaick
alani_kari@yahoo.com.br
Atualmente nos deparamos com temas polêmicos para serem abordados em sala de aula e, algumas vezes, torna-se difícil saber como fazer isso de uma forma mais natural. Dois desses temas são a homossexualidade e o bullying, tratados no livro “No presente”, de Marcio Grillo El-Jaick, da Summus Editorial, indicado para os anos finais do Ensino Fundamental II, pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do ano de 2011.
A trama é desenvolvida sob a ótica de um garoto muito esperto, com imaginação fértil e gostos eruditos. No entanto, a descoberta de sua sexualidade, o bullying sofrido na escola e a reação da sua família causam muita confusão em sua mente. O texto traz uma abordagem sutil e amena sobre a homossexualidade, o bullying e seus efeitos nos jovens em idade escolar. Sem clichês nem discussões densas, é possível trabalhar esses temas por meio do livro. O exercício da alteridade, de se colocar no lugar de uma criança que sofre o bullying, pode levar a um debate profícuo sobre a questão. Já passou pela sua cabeça como uma criança que sofre o bullying se sente? Ou como se sente uma criança que passa por situações que nem ao menos sabe o explicar, que não consegue, ao menos, verbalizar o que sente?
Essa leitura nos proporciona uma enorme empatia com o protagonista, pois nos leva a tomar o seu lugar. É impossível não se imaginar em cada ambiente e situação retratada, não rir, não soltar a imaginação e, surpreendentemente, retornar à infância, questionando coisas que na vida adulta são, por vezes, banais.
Assim, “No Presente” pode se tornar uma ferramenta de reflexão, trabalho, discussão em sala de aula. Tanto seria enriquecedor para o professor que desejasse entender mais sobre os assuntos abordados, por exemplo, como lidar com esses conflitos cada vez mais comuns no nosso dia a dia, quanto para aquele que busca bons materiais para trabalhar os temas de forma mais espontânea em sala de aula.